22 - 0908 - SIGGRAPH 2022 Nvidia
Notícias

SIGGRAPH 2022: Nvidia apresenta novidades para facilitar o desenvolvimento 3D

A NVIDIA anunciou diversas novidades na conferência de abertura da SIGGRAPH 2022, o keynote de lançamento do evento contou com a participação do CEO Jensen Huang e líderes de áreas estratégicas em engenharia em software da empresa.

A apresentação que durou pouco mais de 1h, apresentou uma série de novidades que expandem o leque de soluções para aprendizagem de máquina, modelos 3D complexos e para o Omniverse, sua plataforma de computação escalável baseada em multi-GPU.

O evento segue até a próxima quinta (11/08) com apresentações de especialistas de empresas como ASUS, Industrial Light and Magic (ILM), Adobe, MSI e Supermicro.

O que é o Omniverse?

Omniverse, uma plataforma de computação escalável multi-GPU para construir mundos virtuais, já está em uso por cerca de 700 empresas líderes em todo o mundo para aprimorar o design arquitetônico e de produtos, simplificar os fluxos de trabalho de efeitos visuais e construir digital twins de fábricas, cidades e o planeta.

“O metaverso é uma oportunidade de vários trilhões de dólares que as empresas sabem que não podem ignorar, mas muitas têm dificuldade de enxergar um caminho claro para se envolver com ele”, diz Rev Lebaredian, vice-presidente de Omniverse e tecnologia de simulação da NVIDIA. “O NVIDIA Omniverse fecha a lacuna entre os mundos físico e virtual, e essas novas ferramentas, tecnologias e colaborações tornam possível entrar na internet 3D hoje.”

Novas aplicações e frameworks

Além de lançar o NVIDIA Omniverse Avatar Cloud Engine – um pacote de modelos e serviços de IA nativos do cloud para a criação e implantação de assistentes virtuais e humanos digitais realistas, a empresa revelou as seguintes atualizações da plataforma:

  • Kit Omniverse: kit de ferramentas para a criação de extensões e aplicações nativas do Omniverse.
  • Novos Workflows OmniLive: uma reformulação da colaboração baseada em USD no Omniverse, trazendo maior velocidade e desempenho para vários workflows 3D.
  • Omniverse Machinima: um aplicativo para criar efeitos cinematográficos e filmes animados em 3D com facilidade. Lança centenas de novos recursos 3D gratuitos dos jogos Post Scriptum, Beyond the Wire e Shadow Warrior 3.
  • Omniverse DeepSearch: o DeepSearch é uma ferramenta revolucionária para desenvolvedores de games ou estúdios de efeitos visuais com centenas de milhares de elementos artísticos não registrados que eles não conseguem pesquisar.

Omniverse Audio2Face: uma ferramenta de IA que pode criar animações faciais diretamente de um arquivo de áudio. Introduz um grande salto na animação orientada por IA com a nova capacidade de inferir e gerar emoções realistas e animar todos os recursos faciais.

Omniverse da NVIDIA digital avatar
SIGGRAPH 2022 – Nvidia Audio2Face: Criando avatares com expressões realistas

SIGGRAPH 2022: Tecnologia de ponta com o poder do software livre

Foi anunciado uma ampla iniciativa para desenvolver a Universal Scene Description (USD), a linguagem de código aberto e extensível dos mundos 3D, para se tornar uma base do metaverso aberto e da internet 3D.

Idealizada pela inicialmente pela Pixar, a USD recebe a colaboração de parceiros como Adobe, Autodesk, Siemens e uma série de outras empresas líderes, com o avanço da demanda por soluções de representação em tempo real e simulação de realidades complexas, está em discussão um roteiro de vários anos para expandir os recursos da USD para muito além dos efeitos visuais, permitindo que ela ofereça melhor suporte a aplicações de metaverso industriais em arquitetura, engenharia, manufatura, computação científica, robótica e digital twins industriais.

nvidia-omniverse-universal-scene-description
Nividia Omniverse USD (Universal Scene Descriptor)

Diversas das tecnologias que estão servindo de base para inovações como o USD e o Omniverse podem ser livremente testadas no GitHub oficial da Nvidia.

Com a série de novidades apresentadas até o momento, a NVIDIA reforça que está apostando forte no Omniverso e no metaverso. A conferência ainda está longe de acabar e devemos ser apresentados a muitas novidades na SIGGRAPH 2022.

Quais são suas expectativas em relação ao assunto? Deixe-nos saber nos comentários.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

Notícias

Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

NotíciasVídeo

Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!