rocky
Notícias

Rocky Linux 8.5 é lançado com suporte para Secure Boot

O Rocky Linux é um sistema operacional para servidores que nasceu com o objetivo de atender a lacuna deixada no mercado após a  do CentOS.

O surgimento do rocky linux

No dia 22 de dezembro de 2020, apenas 14 dias após a Red Hat ter encerrado o desenvolvimento da versão de lançamentos fixos do CentOS, Gregory Kurtzer, um dos fundadores originais do projeto, anunciou que estava iniciando os trabalhos para o que viria a ser o Rocky Linux. 

Semelhante ao CloudLinux, sobre o qual já falamos aqui no blog, o Rocky Linux é um sistema operacional para servidores, open source e gratuito que tem como a sua principal diretriz: ser 100% compatível com o Red Hat Enterprise Linux e estar em desenvolvimento intensivo pela comunidade.

rocky linux

O nome “Rocky Linux” é uma homenagem ao co-fundador do CentOS Rocky McGaugh. Confira o que Gregory Kurtzer disse sobre isso:

Thinking back to early CentOS days… My cofounder was Rocky McGaugh. He is no longer with us, so as a H/T to him, who never got to see the success that CentOS came to be, I introduce to you…Rocky Linux.

“Voltando aos primeiros dias de CentOS… O meu co-fundador era Rocky McGaugh. Ele não está mais conosco, então como uma homenagem a ele, que nunca pôde ver o sucesso que o CentOS se tornou, eu apresento a vocês… Rocky Linux.”

As novidades da nova versão

O novo suporte a secure boot

A versão 8.5 do Rocky Linux é a primeira a possuir suporte a “Secure Boot”. Esta nova funcionalidade ainda se encontra em estágio inicial de implementação, por isso, os usuários devem um procedimento de validação, para assegurar que a mesma esteja ativada.

Para isso, você que está utilizando o Rocky Linux 8.5 deve executar os comandos abaixo na seguinte ordem:

sudo dnf install -y keyutils
sudo keyctl show %:.platform
sudo mokutil --sb

Mirrors mais rápidos, Raspberry Pi e muito mais

Além do suporte a secure boot, a nova versão do Rocky Linux traz uma série de novidades, como:

  • O uso do “FastestMirror”, que é um plugin para que o sistema escolha automaticamente o “mirror” mais rápido quando o sistema está sendo instalado via rede;
  • A versão com suporte a PGP e openldap-servers do cliente de emails Mozilla Thunderbird agora foi adicionada ao repositório “plus” do sistema;
  • Um kernel “raspberry2” para Raspberry Pi com suporte a “AArch64” foi adicionado ao repositório “rockypi”;
  • A adição de novos módulos, como: Ruby 3.0, nginx 1.20, Node.js 16, entre outros;
  • Componentes atualizados do Red Hat Enterprise Linux 8.5, como GCC11, LLVM 12.0.1, Rust 1.54.0, Go 1.16.7, PHP 7.4.19, Squid 4.15, Mutt 2.0.7, OpenJDK nas versões 11.0.13 e 8.0.312, e vários outros.

Além do que já foi mencionado, o Rocky Linux também traz várias das novidades presentes na versão mais recente do Red Hat Enterprise Linux, como um “Cockpit Web Console” aprimorado, melhor suporte para aplicações em contêiner (como snaps e flatpaks), e muito mais.

A lista completa com todos os detalhes técnicos sobre a nova versão do Rocky Linux pode ser encontrada (em inglês) no post oficial de lançamento do sistema.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!