NotíciasResumo

Resumão da Semana #8

Final de semana chegando e nada melhor do que  relaxar e conferir o Resumão da Semana aqui no Diolinux, no aconchego da sua cadeira ou sofá. Trazendo aquelas notícias mais importantes da semana. Sempre com muita informação sobre o que de melhor aconteceu no mundo da tecnologia, Linux, hardware, jogos, aplicativos e afins. Chegamos na incrível oitava edição e caso tenha perdido a sétima edição, pode conferir aqui.

Esse Resumão da Semana #8 cobre o período do dia 29 de agosto até o dia 04 de setembro.

Como comentado anteriormente nos outros “Resumões”, pode ser que algumas das notícias aqui apresentadas você já tenha visto “em algum lugar”, talvez tenham aparecido em alguma live (YouTube ou Twitch) ou até mesmo em nosso fórum.

Bom, bora para as notícias da semana😀.

Mundo Linux, Distros derivados

Começamos a semana com mais um relatório de market share dos sistemas operacionais usados nos computadores das pessoas, e segundo a empresa NetMarketShare, o seu rastreio detectou uma queda de 0,8% dos usuários Linux em agosto, que agora marca 2,69% do mercado, contra os 3,57% de julho. Vale lembrar que isso não corresponde ao total dos usuários do sistema. Tivemos uma postagem bem completa aqui.

Quem deu as caras com algumas novidades, foi o Linux Mint com o seu relatório mensal. No relatório de agosto, eles trouxeram o Warpinator empacotado para o Flatpak além do Linux Mint WebApp Manager, que visa facilitar a criação de webapps no sistema. O projeto é um fork do já conhecido ICE, app esse desenvolvido pelo pessoal do Peppermint. Fizemos uma cobertura bem completa aqui.

Mundo Softwares Open Source

Nesta semana tivemos o lançamento do Fly-Pie, que traz uma nova forma de você abrir os seus apps. Também foi lançado uma nova versão do Arc Menu (48), que agora chega com mais 3 (três) novos layouts e o editor de imagem Glimpse chega na sua versão 0.2.0 que agora é baseado no GIMP 2.10.18.

Mundo dos Games

No mundo dos Games  tivemos mais um jogo “de graça” pela Epic Games, que estarão disponíveis até o dia 10 de setembro de 2020. O jogo é o Into The Breach, um jogo do tipo roguelike bem bacana. Outro jogo que está de graça é o The Division da Ubisoft, que você pode resgatar a versão Standard Edition até o dia 08 de setembro de 2020 às 05:00 (hora local), e até onde vi ele ficará para sempre na sua conta, então é melhor correr 😁.

Não podemos deixar de mencionar o game mais gente boa de todos, o SuperTuxkart agora chega na versão 1.2 com várias melhorias e correções de bugs.

Mundo do Hardware

Tivemos novidades bastante interessantes nesta categoria, que andava meio “sumida”. Primeiro, foi o lançamento do próximo PinePhone “Community Edition” da empresa PINE64, versão essa que virá com o Manjaro instalado. Depois tivemos o anúncio feito pelo pessoal do elementary OS, falando de uma build feita “exclusivamente” para os laptops Pinebook Pro.

Por fim, o pessoal da empresa alemã TUXEDO Computers, lançou mais dois modelos de notebooks gamers com configurações de ponto, e o melhor de tudo com Linux instalado nele, ficando ao gosto do freguês escolher entre o TUXEDO_OS, Ubuntu 20.04 ou openSUSE 15.

Mundo Windows

Aqui temos um “estreante” no Resumão, que é o Windows e com alerta para quem o usa. Recentemente o Windows 10 2004 (20H1) está causando um bug na desfragmentação do sistema, principalmente para quem usa SSD, e nesse post ensinamos a como contornar isso. Também foi reportado pelo pessoal do site Bleepingcomputer, que laptops da Lenovo estão travando com esse update.

Mundo da Tecnologia

Em tecnologia “geral” tivemos algumas notícias e novidades que podem ser bem interessantes! E você aproveita  aquela “pincelada” de cada uma delas logo abaixo. Tenho certeza de que você vai gostar e muito 😉, que são:

  • Facebook News chegará a mais países e o Brasil será um deles. Vale lembrar que esse “subproduto” do Facebook já existia no EUA desde outubro de 2019;
  • Famoso serviço Have I Been Pwned, que verifica se os seus dados foram vazados na internet terá o seu código aberto, para que a comunidade possa ajudá-los em correções de bugs e afins;
  • Se você estiver procurando uma ferramenta para a criação de um blog estático e que seja gratuita, o Publii pode lhe ajudar nessa missão;
  • Tivemos também a novidade referente ao GNOME Sound Recorder que vai sofrer um redesign para deixá-lo mais harmonioso com o resto do Gnome; 
  • Você gosta de navegar na internet e também gosta do conceito “minimalista”, o navegador Min pode ser o app que você procurava.

Por último, tivemos um anúncio bem importante e bacana para quem precisa gerenciar as suas senhas e utiliza Linux. O app de gerenciamento 1Password está com um cliente nativo para Linux em fase de testes e disponível em Snap, AppImage, RPM e DEB. Fizemos uma postagem dando uma cobertura bem completa.

Com isso chegamos ao fim de mais um  “Resumão da Semana” aqui no Diolinux, com o que teve de melhor no Linux e na Tecnologia, sendo “abastecido com os maravilhosos”  posts do nosso fórum e blog. Espero que tenham gostado.

Nos vemos no próximo artigo, forte abraço! Confira nosso Feed RSS

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    SIMA, a IA do Google que joga videogame

    Notícias

    XAI, de Elon Musk, abre o código-fonte da inteligência artificial Grok-1

    Notícias

    DigiKam 8.3 ganha ferramenta de reconhecimento de imagens via Deep Learning