Notícias

ReiserFS pode perder suporte no kernel Linux até 2025

O kernel Linux existe há mais de 30 anos e com o passar do tempo, diversas tecnologias que eram consideradas inovadoras, se tornam obsoletas dando lugar a algo mais moderno.

Embora seja possível manter certas tecnologias vivas por alguns anos em favor da retro-compatibilidade, essa “sobrevida” pode atrapalhar a inovação e criação de ferramentas mais adequadas para a realidade em que vivemos e a equipe do kernel Linux sabe bem disso.

Recentemente, circulou na lista de discussão oficial um diálogo entre os mantenedores do Kernel Linux desejam remover o suporte ao sistema de arquivos ReiserFS que além de estar obsoleto, não  atrai mais interesse de uso por grande parte da comunidade, frente a opções como BTRFS e XFS.

Conheça o ReiserFS

Criado por Hans Reiser e mantido inicialmente por sua empresa, a Namesys, o ReiserFS foi lançado em 2001 como o primeiro sistema de arquivos com suporte a journaling que foi incluído kernel Linux, na época a versão 2.4.

Para a época, ele era bastante inovador e utilizava uma estrutura de arquivos balanceada que tornava o processo de busca no sistema de arquivos mais eficiente que as opções existentes na época.

Ele ainda conseguia recuperar a consistência do sistema de arquivos mesmo após um desligamento incorreto do sistema, tornando as chances de perda de pastas ou partições reduzida.

A queda do ReiserFS

Bem, como dito acima, o sistema de arquivos ReiserFS possuía várias características para ser o sistema de arquivos preferido de várias empresas e computadores pessoais, mas, porque ele caiu desuso?

No auge de seu desenvolvimento, diversos projetos como o SUSE Linux utilizavam este sistema de arquivos, porém, devido à condenação de Hans Reiser após o assassinato de sua esposa em 2006, o desenvolvimento do sistema de arquivos ficou congelado.

Várias das empresas que utilizavam este sistema de arquivos optaram por deixar de utilizá-lo e com o tempo, sistemas de arquivos mais modernos como o Ext4 e BTRFS chegaram ao mercado.

Removendo o sistema de arquivos gradualmente

Mattew Willcox um dos desenvolvedores do kernel Linux de longa data, iniciou uma discussão sobre a remoção do ReiserFS das próximas versões do kernel.

A motivação para essa mudança se deve ao fato de que Willcox está trabalhando em realizar algumas mudanças na estrutura do Kernel, mas o ReiserFS é o único bloqueio em seu caminho.

Ele também observou que o projeto não recebe nenhum tipo de trabalho novo há alguns anos, além de algumas correções no Syzbot e modificações no código da estrutura de arquivos, com sua última correção de bugs ser datada em 2019.

Caso a remoção seja aceita pelos outros desenvolvedores, até o ano de 2025 o ReiserFS será completamente removido do kernel Linux e quem sabe a sugestão de Dave Chimmer para remover outros sistemas de arquivos que caíram em desuso seja aceita até lá?

Até o próximo artigo pessoal!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!