O momento atual é excelente para os entusiastas das comunidades de Linux e software de código aberto. O mercado de desktops está em ascensão, novas aplicações estão sendo introduzidas e os jogos no Linux estão prosperando como nunca. Dentro desse cenário, surge um novo player no mundo dos games em Linux: o PlaytronOS, que promete transformar PCs, consoles portáteis e laptops, em “super consoles” por meio de um ecossistema inovador.
O que é o PlaytronOS?
O PlaytronOS é um sistema operacional para jogos baseado no Fedora Silverblue e tem o potencial de ser uma evolução após o sucesso do SteamOS e do Steam Deck da Valve. A ideia principal é fornecer um sistema que vá além de uma única loja de jogos, oferecendo suporte a diversas plataformas e dando aos jogadores a liberdade de escolher onde e como jogar.
Enquanto o SteamOS está amplamente ligado ao universo da Valve, o PlaytronOS expande sua compatibilidade para integrar bibliotecas de jogos da Epic Games Store, GOG.com e, claro, o próprio Steam. Isso o torna uma opção atraente para jogadores que buscam centralizar seus jogos de múltiplas plataformas.
Parcerias e Investimentos
Um dos grandes marcos recentes para a Playtron foi a parceria com a Square Enix, uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo, conhecida por títulos icônicos como Final Fantasy. Este investimento, cujo valor não foi divulgado, visa ajudar o Playtron a expandir a distribuição do seu sistema operacional.
Além da Square Enix, a Playtron conta com o apoio de investidores como Polychain Capital, Alumni Ventures, e Samsung Next, consolidando a ambição de se tornar um sistema robusto no mundo dos jogos.
Segundo Hideaki Uehara, gerente de Investimento e Desenvolvimento de Negócios da Square Enix, a parceria visa “expandir a distribuição das franquias da Square Enix, explorando novas possibilidades criativas que só podem ser alcançadas ao aproveitar todo o potencial de um sistema operacional dedicado.”
O que esperar do PlaytronOS?
O PlaytronOS ainda está em fase alpha, mas já é possível testá-lo. A equipe de desenvolvimento tornou o sistema disponível em seu site oficial, onde os usuários podem encontrar a lista de dispositivos compatíveis e um guia de instalação. A princípio, ele é compatível com plataformas da AMD e Intel, com versões para ARM em desenvolvimento.
O sistema já foi testado em dispositivos como o AYANEO 2 e 2S, ASUS ROG Ally, GPD Win 4 (2023), Lenovo Legion Go, além das versões LCD e OLED do Steam Deck. Uma das principais características do PlaytronOS é a capacidade de integrar diversas bibliotecas de jogos, permitindo que os usuários importem seus jogos facilmente de diferentes plataformas.
Além da ampla compatibilidade com jogos, o PlaytronOS oferece recursos adicionais voltados para o hardware e gerenciamento do sistema, como monitoramento do uso de armazenamento, suporte a S3 deep sleep em dispositivos compatíveis e opções de reset de fábrica. Em termos de conectividade, o sistema suporta Ethernet, Wi-Fi e IPv6. Além disso, contém opções para ajuste de volume, controle de brilho e dispositivos de saída de áudio, além de suporte a controle Bluetooth.
O diferencial do PlaytronOS é seu foco total em jogos. Enquanto outros sistemas operacionais, como o Windows e até mesmo o SteamOS, podem servir a propósitos variados, o PlaytronOS se concentra exclusivamente em criar uma experiência de jogo otimizada, deixando tudo o mais para trás.Fique por dentro das principais notícias do mundo da tecnologia e do Linux, assine nossa newsletter!