O WSL é uma ferramenta popular entre desenvolvedores e entusiastas por permitir rodar distros Linux e aplicativos completos dentro do Windows com mais eficiência do que numa máquina virtual, mas por enquanto, nativamente a ferramenta funciona apenas via linha de comando, criando uma barreira para novos usuários sem experiência com o terminal. Por isso, a Microsoft planeja criar uma interface gráfica para o WSL.
Na conta oficial da Microsoft no GitHub, foi publicado o planejamento da construção da interface gráfica para o WSL. Ela será um menu introduzido ao Dev Home, que, a princípio, permitirá:
- Escolher distros Linux para instalar via WSL;
- Instalar distros Linux sem precisar recorrer ao terminal;
- Escolher entre as distros Linux instaladas para utilizar;
- Encerrar a execução de distros Linux;
- Escolher uma distro Linux padrão;
- Desinstalar distros Linux.
Eles inclusive já arquitetaram quais novidades poderiam vir em atualizações futuras, dependendo do feedback dos usuários e do sucesso da aplicação, com ferramentas, como:
- Mudar o local de instalação das distros Linux;
- Importar as distros WSL em formato VHD ou Tar;
- Exportar as distros WSL em formato VHD ou Tar;
- Ver o uso total e por distro em execução, de memória RAM e CPU.
Ainda há dúvidas se incluirão a administração de distros em Docker e de aplicativos com interface gráfica instalados. Por enquanto, não divulgaram quando o recurso deve ficar pronto e, embora ainda não esteja confirmado, a publicação sugere que já está em desenvolvimento.
Já existe interface gráfica para o WSL
A ideia de construir uma interface gráfica para o WSL não é exatamente original, a própria publicação da Microsoft inidica a existência de interfaces de linha de comando e também da aplicação Raft, bem parecida com o que eles querem criar.
O Raft é uma interface gráfica para o WSL de código fechado com total suporte ao WSL 1 e 2, permitindo alternar a versão sem precisar instalar a distro novamente, inclusive, se seu Windows 10 ainda não tem suporte ao WSL 2, ele consegue habilitar. O aplicativo conta com total suporte ao terminal do Windows, ao Powertoys e permite criar snapshots.
Esta aplicação é mantida pela Whitewater Foundry, a mesma companhia criadora do Pengwin, a primeira distro Linux criada exclusivamente para o WSL, baseada no Debian, facilitando a integração com o Windows, o acesso de arquivos no disco C:\ e o uso de aplicativos com interface gráfica.
Fique por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia e do Linux, assine nossa newsletter!