Entenda a parceria entre Ubuntu e Qualcomm
Notícias

Entenda a parceria entre Ubuntu e Qualcomm

Parcerias entre fabricantes de hardware e desenvolvedores de sistemas operacionais costumam gerar produtos otimizados para o consumidor final. Talvez um dos exemplos mais conhecidos sejam os computadores com adesivo do Windows. Hoje você conhecerá o propósito da recém travada parceria Ubuntu e Qualcomm.

Em 10 de abril, a Canonical, companhia desenvolvedora do Ubuntu, publicou uma postagem em seu blog sobre a nova parceria que travaram com a maior fabricante de System-on-Chip Qualcomm. 

System-on-Chip são comumente utilizados em celulares e dispositivos de internet das coisas (IoT), ganharam mais notoriedade com a popularização da arquitetura ARM e já embarcam até mesmo computadores Apple e servidores de alto desempenho. Dentre as vantagens dessa abordagem de fabricação, temos a menor velocidade de tráfego de dados entre os componentes embarcados no chip, a economia de energia, redução de tamanho e de geração de calor.

Através da parceria entre as companhias, a Qualcomm tem acesso a Ubuntu Flavors otimizadas para seus produtos, inclusive versões do Ubuntu e Ubuntu Core, com suporte garantido por 10 anos, que permitem empresas atenderem a demandas regulatórias sobre inteligência artificial e segurança da informação em dispositivos IoT.

O crescimento da importância da inteligência artificial e do IoT tem sido muito proveitoso às fabricantes como a Qualcomm, mas vem sofrendo fortes demandas regulatórias, nem sempre padronizada entre os países. Nesta parceria, a Canonical se compromete em desenvolver sistemas que atendam às regulamentações, mantendo-se fáceis de adotar e com bom desempenho.

Dev Singh, Vice Presidente da Qualcomm, declarou, “A combinação entre processadores Qualcomm com a popularidade do Ubuntu entre desenvolvedores de inteligência artificial e IoT, contribui muito com a indústria. A colaboração segue uma tendência natural, com nossos produtos complementados pelo suporte de segurança de 10 anos pela Canonical”.

Dessa maneira, quem trabalha com IA e IoT deve começar e encontrar produtos Qualcomm certificados para Ubuntu, entregando uma experiência otimizada sem precisar de configurações adicionais, para já focar em desenvolver aplicações e criar novos produtos.

Quem sabe, com o sucesso dessa dupla, consumidores finais como nós, não possamos nos beneficiar futuramente de computadores Snapdragon X Elite que já venham embarcando uma versão otimizada do Ubuntu?
Espalhe a palavra do pinguim, vista a camisa do Linux! Na Diostore você encontra roupas come estampas incríveis sobre tecnologia e comprando um moletom até o dia 12 de abril, você ainda ganha uma camisa!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!