Lançado openSUSE 13.1 – Download + Dicas de Pós instalação

Lançado openSUSE 13.1 - Download + Dicas de Pós instalação

Está disponível para download a mais nova versão do openSUSE 13.1

Depois de um bom tempo de trabalho e desenvolvimento finalmente está disponível a mais nova versão da distro openSUSE, ela vem com muitas melhorias e atualizações.

Essa nova versão terá suporte prolongado de 30 meses tornando-o uma ótima opção para ser usada em servidores, não bastasse já a poderosa ferramenta Yast que vem com o sistema e permite que você configure praticamente tudo de maneira gráfica os programas receberam muitos upgrades, como o Kernel Linux que vem na sua versão 3.11.6, o Libre Office na versão 4.1.3.2, VLC 2.1 e outros mais.

openSUSE 13.1 KDE

Essa versão do SUSE suporta plenamente processadores ARM e traz também as mais recentes versões dos ambientes Gnome e KDE e suporte ao UEFI,m incluindo também o Firefox em sua versão 25.

Para baixar a nova versão do openSUSE acesse este link.

Dicas de pós instalação

Encontrar dicas de pós instalação para o SUSE não é tão fácil quanto para o Ubuntu por isso resolvemos dar algumas dicas para quem quiser se aventurar no sistema operacional.

Primeiro vamos atualizar o openSUSE, abra o terminal e rode os comandos:

su
zypper refresh
zypper update

Agora vamos instalar os drivers das placas de vídeo, para isso existe uma página muito conveniente da comunidade do openSUSE onde é possível instalar qualquer driver de vídeo e também Codecs para execução de arquivos multimídia através de um simples clique, acesse esta página e instale os correspondentes à versão do SUSE que você baixou.

No mais para instalar programas via terminal você pode usar o comando:

zypper install nome_do_pacote

Para atualizar um pacote específico

zypper update -t nome_do_pacote

Para remover um pacote

zypper remove nome_do_pacote 

Se você deseja instalar o Steam no openSUSE consulte essa página.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Google Assistente com novidades
Continue lendo

Google Assistente com novidades

Foi anunciado na IFA 2019 (Internationale Funkausstellung Berlin, “abrasileirando” seria mais ou menos, como Festival do Rádio de Berlim), que é a maior feira de eletrônicos da Europa, novas funcionalidades do Google Assistente. Confira os detalhes a seguir.