Novo driver Mesa 18.2 se destaca por dar melhor suporte para GPUs AMD
AMDNotícias

Novo driver Mesa 18.2 se destaca por dar melhor suporte para GPUs AMD

Nos últimos tempos houve uma crescente onda jogos chegando ao Linux, ainda mais com a “forcinha” dada pela Valve via o Steamplay usando o Proton, fez com que o desenvolvimento dos drivers das empresas como Nvidia, Intel e AMD para a parte de GPUs dessem uma acelerada, algo como ir de 50km/h para 200km/h. Visto os recentes updates dos drivers da Nvidia, tanto na versão Stable quanto na versão Testing (Beta). 

E essa evolução se faz necessária, pois a API Gráfica VULKAN vem evoluindo também, como o DxVk e os drivers precisam acompanhá-la.

Na semana passada foi anunciado de forma oficial a disponibilidadeo da nova versão do MESA Driver, chegando na versão 18.2 e contemplando usuários da Intel e AMD, visto que a Nvidia tem o driver proprietário deles.

As melhorias anunciadas para AMD foram tanto para DareonSI (OpenGL) quanto para RADV (Vulkan) e compatibilidade com a nova tecnologia Vega 20. Outras novidades foram:

–  Suporte para melhor compressão de texturas STC;

– Anti-aliasing Radeon EQAA;

– OpenGL ES 3.2 e OpenGL 4.4 no RadeonSI;

– Adição de novas extensões para o Vulkan;

– Melhoria na velocidade da compilação do shader LLVM no RADV;

– Adição de extensões com recursos adicionais para Realidade Virtual utilizando VULKAN.

Outra melhoria que foi apresentada é dedicada aquem precisa fazer virtualização de sistemas operacionais. Na versão 18.2.0 do Mesa, temos o OpenGL 4.3 para os driver VirGL quando usado KVM nas máquinas convidadas,ambém virá ativado o recurso Broadcom V3D por padrão, melhorando assim o suporte ao cache do shader no processamento de sombras no RadeonSI.

Já para Intel, as novidades foram menores mas tiveram como a otimização para NIR, inclusão do OpenGL 4.6 e SPIR-V e extensões adicionais  para o ANV e a implementação do VULKAN para IPG.

Se você quiser experimentar essas novidades no Ubuntu, Linux Mint e derivados, pode adicionar esse PPAs, temos alguns artigos aqui no blog mostrando como adicionar eles via interface gráfica caso você não goste de usar o terminal.

Veja também: Y-PPA Manager, o programa ideal para quem tem alergia ao terminal

Veja também: Tudo o que você precisa entender sobre repositórios PPA: O que é, como instalar, dicas e recomendações

Existem dois repositórios PPA que lhe darão acesso às versões mais recentes do Mesa Driver, você pode escolher um dos dois e atualizar o seu sistema:

1 – O primeiro PPA é do pessoal do  “Ubuntu-X team” que ainda está na última versão estável, a 18.1, mas que vai chegar em breve, o PPA deles é o ppa:ubuntu-x-swat/updates

2 – A segunda opção é o “Padoka”, uns dos devs apoiados pela Valve, o PPA em questão atualiza os mesmos pacotes que o do Ubuntu-X Team:   ppa:paulo-miguel-dias/pkppa 

Alternativamente, se você quiser testar as novidades antes de todos, também é possível adicionar o PPA do repositório instável, recomendado apenas para usuários um pouco mais avançados que sabem se virar em caso de problemas:  ppa:paulo-miguel-dias/mesa

Caso você não use o computador para jogos o desempenho esteja satisfatório para você, mantenha o sistema como ele está, a atualização do Mesa Driver deverá chegar nativamente ao Ubuntu, Linux Mint e seus derivados assim que os desenvolvedores considerarem-no estável o suficiente.

Mantenha sempre o seu sistema atualizado, é de graça! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!