NotíciasUbuntu

Novidades no Ubuntu 17.10 e pesquisa da Canonical por aplicações padrão

Como eu comentei em um “Diolinux Responde” recente, a Canonical está muito mais envolvida com a comunidade nesta release, pegando diversos feedbacks e ouvindo a comunidade (tô até estranhando!), além disso, temos várias novidades e otimizações para o Ubuntu que vai sair em Outubro e algumas previsões para o 18.04 LTS do próximo ano.

Os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando para deixar a ISO do sistema mais enxuta e movendo arquivos obsoletos provenientes do Unity para fora da ISO e para dentro do repositório Universe

Dentre as novidades publicadas recentemente, nós temos alguns destaques:

GNOME: Sem comentar ainda em temas, que é algo muito esperado pelos usuários, os desenvolvedores estão preocupados no momento em criar um opção de configuração de privacidade para o sistema de conexão captive portal, inclusive submetendo esse recurso de correção no projeto GNOME em si, podendo ser estendido para outras distros. Se for aprovado, ele será aplicado via patch.

ISOs: O processo de limpeza de componentes que não serão utilizados na nova ISO com GNOME continua, sendo que estes componentes continuarão disponíveis via repositório, incluindo o Unity em si. Nesta semana a lista de pacotes limpos incluem o sistema de indicadores.

Snaps: Novos pacotes Snap estão disponíveis, agora incluindo também aplicações GNOME, como: gedit, gnome-sudoku, gnome-dictionary, gnome-cloks, quadrapassel e gnome-calculator. Todos eles estão no canal Edge da SnapStore, todos utilizando o GNOME 3.24 como base.

Muitos Snaps novos estão sendo feitos também com a intenção de facilitar a vida dos usuários, aplicativos como Spotify e Office 365 Web deverão ganhar uma versão Snap em breve.

GDM e Conexões: GDM é o gestor de login do GNOME Shell. Os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando para consertar um bug que bloqueia o A2DP, que é um perfil bluetooth da alta qualidade, quando ativado dentro da sessão do usuário.

Atualizações: O LibreOffice está chegando ao Ubuntu com a versão 5.3.4, GStreamer 1.12.2, Evolution 3.24.2 e melhorias no network-manager, que deve chegar na versão 1.8. O GNOME Software também está recebendo atualizações para dar suporte pleno aos pacotes Snap.

Unity 7: Curiosamente, ainda estão sendo lançadas melhorias para o Unity 7. Isso porque o Ubuntu 16.04 LTS que carrega ele tem suporte até 2021. As melhorias não são grandes, mas deverão agradar a um público específico. As modificações são para deixar o Unity Low Graphics ainda mais leve para computadores modestos e torná-lo mais funcional em máquinas virtuais.

Mais melhorias para o Ubuntu 17.10 Artful Aardvark

Aqui podemos incluir algumas outras melhorias pontuais para o Ubuntu 17.10. O GNOME será o padrão no lugar do Unity, como nós já sabemos, teremos melhorias no BlueZ, o aplicativo de Bluetooth, haverá a mudança do Synaptics para o Libinput no controle de dispositivos apontadores (mouse especialmente), melhorias para suportar monitores 4K e de alta de definição, novidades no instalador do Ubuntu para servidores e imagens mínimas (Ubuntu minimal) 18% menores, com apenas 36 MB.

Outra mudança que me chamou a atenção é que haverá a remoção de Kernels antigos da pasta /boot de forma automática, não sei exatamente como o recurso vai funcionar e qual é o quesito para se considerar um Kernel como “antigo”, mas particularmente eu sempre gostei de ter mais de 1 disponível em caso de “merdas da vida.” Vamos ver como será o comportamento.

Outra coisa interessante é que agora as partições em Ext4 poderão ser encriptadas via fscrypt. O suporte para GPU/CUDA (placas Nvidia) será melhorado também, apesar de eu não saber o quanto isso vai impactar o desktop, visto que os detalhes da integração falavam mais da utilização de clusters com Kubernetes e Docker, então vou ter que esperar mais informações para pode falar melhor sobre isso.

Quais são os aplicativos que devem ser padrão no Ubuntu?

Outra coisa bacana que aconteceu recentemente é que a Canonical criou um “Ubuntu 18.04 LTS Desktop Default Application Survey”, para que todos possam votar em quais aplicações devem ser as padrões no Ubuntu 18.04 LTS, que sairá em Abril do próximo ano. Enquanto a versão 17.10 deverá seguir “o estilo” dos Ubuntu anteriores, pelo menos no quesito de programas padrões, o Ubuntu 18.04 LTS pretende ser ainda mais influenciado pelo gosto dos usuários.

Para que isso aconteça os desenvolvedores criaram uma série de tópicos em sites diferentes onde você pode votar também nos seus aplicativos preferidos, são eles:

HackerNews

Reddit

Slashdot

Você também pode participar se quiser, mas lembre-se de dar as suas sugestões em inglês. Basta copiar e colar esta lista abaixo em um dos tópicos com as suas aplicações preferidas e mais utilizadas. Os desenvolvedores alertam para que caso você queira algum aplicativo que seja proprietário, que uma menção a isso seja feita, por exemplo no player de musica: Spotify Client non-free.

Web Browser: ???

Email Client: ???

Terminal: ???

IDE: ???

File manager: ???

Basic Text Editor: ???

IRC/Messaging Client: ???

PDF Reader: ???

Office Suite: ???

Calendar: ???

Video Player: ???

Music Player: ???

Photo Viewer: ???

Screen recording: ???

Apesar de algumas coisas poderem mudar drasticamente, certas aplicações não devem mudar, como o gerenciador de arquivos. Por mais que eles peçam a opinião dos usuários, se a interface for GNOME Shell (e provavelmente será), dificilmente teremos algo diferente do Nautilus presente, mas vale a tentativa, se você gostar de outro. 

Inclusive, você pode sugerir outra interface também, não custa tentar.

Essas são as últimas novidades publicadas, fique ligado aqui no blog para saber (nem sempre em primeira mão mas muitas vezes sim 😁) com maiores detalhes essas informações.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!