Nova versão do Web OS da HP

Nova versão do Web OS da HP

A HP disponibilizou mais duas versões beta do sistema operativo webOS. Uma destina-se a programadores que pretendam desenvolver sobre a plataforma em ambientes desktop (Linux Ubuntu) e a outra – para ambientes de desenvolvimento “OpenEmbebbed”- àqueles que queiram levar o sistema operativo para novos tipos de dispositivos.

Entre as ferramentas agora publicadas estão 45 componentes open source do webOS e 4500.000 linhas de código, detalhou a empresa, que no final do ano passado – e depois de muita incerteza sobre o futuro do webOS – anunciou que iria transformar o sistema operativo numa plataforma de código aberto. 

Depois de ter disponibilizado em junho a primeira versão open source do sistema operativo, destinada a quem quisesse programar para TouchPad. Surge o lançamento a que a HP chamou “August Edition” (Edição de Agosto), que é feito ao abrigo da licença Apache 2.0, uma das mais abertas e bem aceites na comunidade, segundo os responsáveis pelo projeto.

A beta para desktop inclui uma versão do webOS System Manager que vai correr como uma aplicação em ambiente Ubuntu, com funcionalidades que incluem a renderização do webOS Card View, do Launcher, da Status Bar e de outros elementos da interface de utilização do SO. As aplicações nucleares do sistema operativo podem ser executadas desta forma e a versão também suporta aplicações desenvolvidas com recurso a plataformas de terceiros, como a framework Enyo, para JavaScript.

O lançamento de uma versão para a plataforma OpenEmbedded foi uma decisão natural devido à sua crescente adoção pela comunidade, excelente suporte para compilação cruzada de plataformas embebidas e de múltiplas arquiteturas de hardware, acrescenta a equipa de responsáveis pelo software. 

A empresa pediu à comunidade que discuta as funcionalidades, bugs e correções passíveis de melhorar as versões beta e prometeu mais novidades sobre o futuro do webOS para setembro, a par do próximo lançamento. 


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Huawei e seu relacionamento complicado com os EUA
Continue lendo

Huawei e seu relacionamento complicado com os EUA

No dia 15 de Maio, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que diz que serviços e equipamentos de telecomunicações de empresas estrangeiras não podem ser importados, cabendo antes aprovação do governo.
Projeto de lei quer proibir jogos violentos no Brasil
Continue lendo

Projeto de lei quer proibir jogos violentos no Brasil

Não é de hoje que movimentos contra jogos são levantados por políticos ou algum meio de comunicação. Quem nunca viu uma matéria sensacionalista ou um programa de TV, que adicionasse todas as calamidades e crimes na conta dos jogos? Essa é uma realidade não apenas brasileira, porém, em nosso país é comum ver este tipo de coisa.