NotíciasUbuntu

Canonical permite a mudança do SystemD para o Upstart para usuários do Ubuntu

A nova versão do Ubuntu continua suportando os dois métodos de inicialização do sistema, fica a cargo do usuário decidir se deseja usar uma ou outra.

SystemD ainda causa polêmica

Sinceramente, se você for um usuário consideravelmente comum, do tipo que só se importa se o sistema funciona ou não, este assunto não tem a menor relevância para você! Mesmo assim, a discussão gerada por conta do SystemD foi tanta que chegou até os ouvidos de quem não tem interesse direto pelo assunto.

Resumidamente, o SystemD é a maneira com que o sistema operacional vai iniciar os seus processos, até o momento o Ubuntu utilizava o Upstart, criado pela própria Canonical (empresa que desenvolve o Ubuntu), porém, na versão que foi lançada recentemente o padrão adotado foi o mesmo que o Debian, também recém lançado, adotou, o SystemD.

Caso você não tenha entendido muito o que são esses dois “nomes estranhos” e esteja “boiando” completamente no assunto, sugiro que leia o artigo onde esclarecemos um pouco das diferenças entre ambos, basta clicar aqui.

Na mão do usuário

Mesmo seguindo os passos do “papai Debian” o Ubuntu manteve o Upstart como opção, dentre as notas de lançamentos do novo Ubuntu 15.04 encontramos um tutorial da própria Canonical com um material anexado explicando as diferenças entre ambos, permitindo a mudança de sistema de inicialização caso o usuário deseje.

O padrão do Ubuntu 15.04 Vivid Vervet continua sendo o SystemD, você pode ler o material disponibilizado pela Canonical (em inglês) neste link e mudar o seu sistema de inicialização se assim desejar.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!