LXQt 1.1
Notícias

Desktop LXQt 1.1 lançado com melhor suporte a DBUS e melhorias no tray

O LXQt é um ambiente desktop desenvolvido com Qt e popular pela sua leveza e que recentemente chegou à sua versão 1.1 trazendo diversas novidades.

O que há de novo na versão 1.1 do LXQt?

O LXQt 1.1, chegou trazendo atualizações importantes que envolvem principalmente refinamentos no gerenciador de arquivos, atualização do tema, painel e algumas melhorias na configuração.

2022 04 25 20 12

Melhorias no painel

O painel LXQt recebeu algumas mudanças, agora há suporte a exibição de ícones de bandeja “legados” (Legacy tray icons) no notificador de status quando o plug-in “System Tray” está ativado.

Os botões de “reset” foram corrigidos nas caixas de diálogo de configuração. Além disso, agora os nomes da área de trabalho são mostrados nos menus de contexto dos botões de tarefas ativas.

A caixa de diálogo de configuração do painel passou a ser dividida em 3 seções, para ter uma GUI mais limpa e elegante.

2022 04 25 22 37

Refinamentos do tema

A versão 1.1 do LXQt traz novos papéis de parede dispostos em um único diretório, além de uma novo tema chamado “Valendas”.

2022 04 25 20 29
2022 04 25 22 06

Paletas que combinam com alguns temas LXQt foram adicionadas para uma aparência bastante uniforme com estilos de widget Qt como Fusion.

Você também poderá notar que o tema padrão do LXQt 1.1 mudou para o clearlooks, e o tema de ícone padrão passou a ser o Breeze.

2022 04 25 20 33

Além disso, várias correções foram feitas em todos os temas.

Gerenciamento de energia

Nesta nova versão do ambiente desktop, também houveram mudanças no gerenciamento de energia.

Três ícones de bandeja (tray icons) foram adicionados, com a porcentagem de carga dentro deles. Agora, o ícone da bandeja integrada pode ser circular ou ter a forma de uma bateria.

2022 04 25 23 42
batterysettings

Captura de tela

Na versão 1.1 do LXQt, vários problemas foram corrigidos ao chamar editores/visualizadores de imagem externos ou o aplicativo de imagem padrão. O ícone PNG borrado do aplicativo é substituído por um ícone SVG.

Novidades no gerenciador de arquivos PCManFM-Qt

O gerenciador de arquivos do LXQt também chegou a sua versão 1.1 e agora possui a opção “Arquivos Recentes” ao clicar em “Arquivos” no menu superior. Também foi adicionada a opção “Abrir no terminal” ao topo do menu de contexto da pasta.

2022 04 25 23 09

Além disso, agora o gerenciador de arquivos possui melhor suporte para idiomas RTL (Direita à Esquerda), melhor posicionamento de itens de área de trabalho fixos, melhor movimentação de marcadores usando o menu de contexto bookmarks, bem como um melhor suporte para iniciar aplicativos em determinados emuladores de terminal.

Suporte a interface DBus

Quando o assunto é exibir arquivos em pastas de aplicativos que não foram desenvolvidos em Qt, o gerenciador de arquivos agora oferece suporte para a interface DBus que deve funcionar bem com aplicativos como Firefox e o Chromium.

QTerminal / QTermWidget

O emulador de terminal, QTerminal, não ficou de fora e também recebeu atualizações na nova versão do LXQt, entre elas uma melhora significativa na funcionalidade de favoritos.

Também foi adicionada uma entrada de atalho para o modo suspenso, além de correções para vários problemas antigos que existiam no modo suspenso.

2022 04 25 23 31

Configuração do LXQt

Na nova versão do ambiente desktop, uma página separada para configurações de estilo GTK foi adicionada à configuração de aparência do LXQt, além de correções e aprimoramentos na configuração de localidade.

2022 04 25 23 37

Para saber mais sobre LXQt 1.1, você pode acessar a nota de lançamento no site oficial.

Experimentando o LXQt 1.1

Caso você queira experimentar a nova versão do ambiente desktop, você pode checar no repositório da sua distribuição linux se o LXQt já está disponível em sua versão 1.1, como é o caso do Arch Linux, por exemplo.

2022 04 27 14 53

E você aí, utiliza o LXQt como o seu ambiente desktop principal? O que achou das novidades da versão 1.1?

Um abraço, amigos.

Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

GNOME Foundation quer deixar de operar em déficit 

Notícias

Microsoft abre o código de versões do MS-DOS

Notícias

NVIDIA contribui com drivers de código aberto