Driver de video para Linux ganha suporte a ray tracing via CPU 0
Notícias

Driver de vídeo para Linux ganha suporte a ray tracing via CPU

Gostaria de aproveitar a tecnologia do ray tracing, mas sua placa de vídeo não é poderosa o bastante? Talvez seu processador possa ajudar! Konstantin Seurer, um dos desenvolvedores da suíte gráfica Mesa, que contém importantes drivers de vídeo com código aberto para Linux, publicou sua última criação, a implementação do ray tracing processado diretamente pela CPU.

A novidade foi incluída no Lavapipe, driver capaz de rodar a API gráfica Vulkan via CPU, para isso ele utilizou como base, um código-fonte feito para emular o ray tracing em placas de vídeo Radeon antigas.

Junto a publicação de Konstantin, há uma captura de tela do jogo Quake II com ray tracing, mostrando que ele está rodando a 1 FPS e o comentário “não me pergunte sobre o desempenho”. Entusiastas especulam sobre se o resultado não poderia ser melhor em modelos de processadores AMD Threadripper com 96 núcleos, esperamos ver mais testes quando a novidade chegar ao público com o Mesa 24.1.

Driver de vídeo para Linux ganha suporte a ray tracing via CPU
Imagem: reprodução

Esta não é a primeira vez que vemos uma demonstração do ray tracing rodando em tempo real via processador, em 2008, a Intel publicou um vídeo onde o jogo Enemy Territory: Quake Wars era executado com resolução 720p, numa taxa de quadros entre 14 e 29 quadros por segundo num processador de 16 núcleos e 20 a 35 FPS em 24 núcleos. Naquele tempo, a implementação da tecnologia era muito mais simples, além disso, o jogo foi otimizado para este propósito. Infelizmente o software não está mais disponível para baixar, restando apenas vídeos de demonstração.

Se você chegou até aqui, é por que deve amar tecnologia! Que tal mostrar isso ao mundo com as estampas super criativas da Diostore? Mas corra, pois até o dia 15 de março, temos roupas com até 50% de desconto.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!