Kdenlive 24.02 é reescrito em Qt6, muda a API gráfica e fica mais rápido
Notícias

Kdenlive 24.02 é reescrito em Qt6, muda a API gráfica e fica mais rápido

Um dos softwares de edição de vídeo gratuitos com o código aberto mais populares recebeu nesta semana sua maior atualização dos últimos tempos. O Kdenlive 24.02 foi quase completamente reescrito em Qt6 e mudou sua API gráfica para alternativas mais modernas, melhorando o desempenho em todas as plataformas, mas dependendo do seu fluxo de trabalho, pode ainda não ser a hora de atualizar.

Novas tecnologias, melhor desempenho

O foco dos desenvolvedores no Kdenlive 24.02 foi refatorar o editor de vídeo utilizando o Qt6, a mais recente versão do kit de ferramentas de desenvolvimento. Isso garante compatibilidade com novas tecnologias, em especial API gráficas, permitindo que o software siga acompanhando a evolução tecnológica nos próximos anos.

Quem mais se beneficia com a transição, são os usuários Linux, pois o Kdenlive 24.02 consegue oferecer melhor suporte a sessões Wayland. Além disso, o editor de vídeo não utiliza mais a API gráfica OpenGL, nem a camada de compatibilidade Angle. Em vez disso, no Windows, MacOS, e Linux, ele adota DirectX, Metal, e Vulkan, respectivamente, garantindo mais desempenho, inclusive durante a renderização, uso mais otimizado da memória RAM durante a importação de arquivos, além de tornar a interface mais responsiva. Enquanto isso, o Kdenlive ganhou uma edição dedicada ao computadores Apple Silicon. Quem utiliza placas e vídeo NVIDIA ainda consegue transcodificar para versões recentes do ffmpeg sem os erros que ocorriam.

Uma mudança tão grande na estrutura do programa não poderia vir sem problemas, o Kdenlive 24.02 possui bugs e defeitos já conhecidos pelos desenvolvedores que devem ser corrigidos nas próximas atualizações:

  • Os temas e ícones não carregam corretamente no Windows e no formato AppImage;
  • O texto não é exibido corretamente nos clipes da linha do tempo quando o programa é aberto em sessões Wayland;
  • O gerenciador de legendas apresenta erros no macOS;
  • O gravador de áudio foi temporariamente removido por ainda não ter sido migrado para Qt6.

Se algum desses recursos é importante para você, pode ser melhor aguardar atualizações futuras.

Algumas medidas foram adotadas pelo Kdenlive 24.02 para garantir a integridade do resultado da sua produção. Não podemos mais criar projetos com taxa de quadros variável, ao renderizar um projeto com clipes contendo diferentes taxas, o usuário recebe um aviso com a opção de transcodificar padronizando todos os clipes, isso reduz a possibilidade de erros de sincronização entre áudio e vídeo.

Novos recursos do Kdenlive 24.02

Embora o foco dessa atualização não seja a adição de novos recursos, o Kdenlive 24.02 tem algumas novidades nesse sentido:

  • Suporte a múltiplas legendas, permitindo escolhê-las numa lista no cabeçalho da faixa;
  • No Speech Editor, ferramenta que permite editar baseando no que é falado no vídeo, conseguimos dividir faixas em múltiplas sequências de forma tão fácil quanto separar parágrafos;
  • Houve a implementação inicial de modos de interpolação facilitado para keyframes, para as próximas atualizações, isso viabilizará novos efeitos e um editor gráfico;
  • Os efeitos de desfoque gaussiano e desfoque médio podem funcionar como keyframes;
  • Podemos escolher métodos de interpolação durante operações de escalonamento na renderização;
  • Na lista de arquivos renderizados, podemos clicar sobre eles com o botão direito do mouse e teremos um botão para acessá-lo pelo gerenciador de arquivos;
  • Podemos adicionar um som para notificar quando completar a renderização;
  • Conseguimos adicionar um efeito em vários clipes selecionados apenas arrastando e soltando o efeito no grupo.
Kdenlive 24.02 é reescrito em Qt6, muda a API gráfica e fica mais rápido
Speech Editor do Kdenlive 24.02. Imagem: Kdenlive

Atualizar para o Kdenlive 24.02 é muito fácil, a nova versão pode ser baixada pelo site oficial do projeto, mas se você instalou pelo repositório da sua distro Linux, deve receber a atualização automaticamente.

Mostre ao mundo que você ama tecnologia com as estampas super criativas da Diostore. Aproveite que até o dia 15 de março, temos modelos com até 50% de desconto!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!