Notícias

Lançado nova versão do ReactOS, o “Windows Open Source”

O ReactOS é um projeto muito interessante, visto que ele não utiliza o Kernel Linux e sim um Kernel NT modificado. Assim podendo rodar alguns binários feitos para o Windows.    

O projeto agora conta com algumas implementações bem interessantes, como o encaixe das janelas, atalhos necessários para o teclado, renderização correta das fontes, temas Lunar e Mizu adicionados, e suporte para o driver Intel e1000 NIC, usado em VM, o que beneficia quem instala no VMWare e VirtualBox.  

As janelas do sistema, ganharam a possibilidade de se encaixar nas bordas da tela, como já acontece com o Ubuntu, por exemplo. Na versão 0.4.11 isso não era possível, já na 0.4.12 sim.  

Já as fontes, na versão anterior, tinham problemas de renderização, que as deixavam com falhas. Agora não mais.  

3L BpzJBNpiQb7I9tr dges rXD5zy97NB3w5cG21qQDJro6eNXWhqy7jBKiwmJD45CF6EvxU4pb94DBLTdo

Os novos temas chegaram para dar uma “embelezada” no sistema, que até pouco tempo, tinha o visual muito parecido com o Win98 e 2000 😂.  

Agora os temas padrões são: Lunar e Mizu. O Primeiro foi projetado para lembrar o Windows XP com os esquemas de cores do ReactOS. Já o segundo, é para quem gosta mais de um “ar mais moderno”, que é encontrado nas versões mais recentes do Windows.  

8EeE9E2l4tQKwXpvS8RWTYygAlal3bJXeYrA9HvS2qoz6vqF 03sdReF1n0mdpNiCkG6Pdf vuyyovBQQQfmIvf3A4pCzAiLSF4od9thBjfNjQeDkIfxuCt8o738 5Ffa5QonVcO

O ReactOS 0.4.12 traz várias melhorias no kernel para tornar os drivers do sistema de arquivos, o gerenciamento de energia dos dispositivos mais confiáveis, melhorado o driver CDFS e corrigido o suporte à inicialização para PXE. A funcionalidade de proteção contra gravação também foi reescrita e aprimorada, com a proteção de execução para melhorar a segurança geral do sistema operacional.  

Foram adicionadas fontes de terceiros ao ReactOS, que são:  

  • Wine-Staging 4.0 por Amine Khaldi;
  • btrfs v1.1 por Pierre Schweitzer;
  • uniata v0.47 por Thomas Faber;
  • ACPICA v20190405 por Thomas Faber;
  • libpng v1.6.35 por Thomas Faber;
  • mbedtls v2.7.10 por Thomas Faber;
  • mpg123 v1.25.10 por Thomas Faber;
  • libxml2 v2.9.9 por Thomas Faber;
  • libxslt v1.1.33 por Thomas Faber;
  • libtiff v4.0.10 por Thomas Faber;  

Vale lembrar que o ReactOS é um sistema ainda não acabado e não é recomendado usar na sua máquina de produção e sim em uma de testes. Se você quiser baixar ele e testar, basta acessar o link. Para a nota completa de lançamento, você pode acessar ela aqui.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.  

Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!

    Notícias

    É o fim do Google Podcasts, diga "olá" para o YouTube Podcasts