Com diversas opções de distros baseadas em Linux, algo incrível nesse ecossistema é que os aplicativos podem ser facilmente compatibilizados entre elas. Entretanto, aplicativos pensados para encaixar bem em uma interface gráfica podem não encaixar bem em outra. Este é um problema que a equipe de desenvolvimento do KDE quer mitigar.
Aplicativos KDE para todos!
Ao perceber que aplicativos KDE tinham uma aparência comprometida em outras interfaces, os desenvolvedores da interface gráfica e sua família de aplicativos decidiram estabelecer padrões para corrigir este problema. Segundo uma publicação no blog Pointiest Stick, os esforços estão sendo liderados por Christoph Cullmann.
Para isso, os aplicativos KDE devem incluir em seu próprio pacote o tema Breeze e todos os ícones que utiliza, para não precisar depender da disponibilidade no sistema onde está rodando. Ainda assim, seguem permitindo alterações impostas pelas configurações do sistema além de personalizações pelo usuário.
Por enquanto, os aplicativos já corrigidos conforme estes parâmetros são o Kate, Konsole, e o Dolphin, servindo como inspiração para desenvolvedores de outros aplicativos que queiram seguir os novos padrões.
Não apenas a equipe do KDE, recentemente os desenvolvedores do Linux Mint também demonstraram preocupação em promover um ecossistema de aplicativos que mantenham um bom padrão visual que combine com diferentes interfaces gráficas.
Dolphin foi além
Além dos ajustes visuais no gestor de arquivos Dolphin, ele recebeu diversas correções e novidades. Agora é possível ativar a pré-visualização de arquivos compartilhados em rede, entretanto o recurso consome muito mais banda, podendo deixar a experiência de navegação mais lenta.

Ao ativar a navegação como administrador, o usuário terá uma mensagem alertando sobre os riscos, além de recomendar precauções, como fazer o backup dos arquivos. Também houve aprimoramentos na navegação em pastas configuradas para apenas leitura.

Mais novidades para o KDE Plasma 6.1
Todas essas alterações feitas no Dolphin estão planejadas para serem distribuídas junto ao KDE Plasma 6.1, ainda sem data de lançamento definida, mas esperado para este ano. Mais algumas novidades para a interface e seus aplicativos foram divulgadas:
- A loja de aplicativos Discover consegue tomar ações quando algum pacote Flatpak foi marcado como não mais mantido. Nesse caso, mostrará um aviso e, quando houver a possibilidade, sugerirá ao usuário para substituir por outro pacote indicado pelo desenvolvedor;
- Ativar o HDR não causa mais problemas de exibição no modo de cores noturnas;
- Correções foram feitas para instabilidades durante o uso de navegadores baseados em Chromium no KDE Plasma com Wayland.

Fique por dentro das principais novidades no mundo da tecnologia e do Linux, assine nossa newsletter! Assinando nesta semana, você ainda pode ganhar um incrível teclado mecânico da Epomaker!