Jpegli, o novo JPEG do Google
Notícias

Jpegli, o novo JPEG do Google

O Google acaba de divulgar um novo formato de imagens, Jpegli, capaz de exibir imagens com qualidade maior do que o JPEG tradicional, ocupando menos espaço. Este formato teve o código-fonte liberado e já pode começar a ser utilizado pelo público. Entenda a diferença do Jpegli para o JPEG tradicional.

Em 2022, o Google deu o que falar por abandonar o suporte ao JPEG-XL no Google Chrome, visando reforçar o uso de um formato próprio, o WebP. Com a continuidade da importância do JPEG pela internet, agora lançaram outra alternativa.

O Jpegli foi criado com novas técnicas de compressão, visando ser mais rápido, eficiente e fiel à imagem do que o JPEG tradicional. O JPEG é codificado utilizando uma técnica baseada em 8-bit, enquanto o Jpegli, é codificado em 10-bit. De todo modo, o Jpegli foi construído para ser interoperável, sendo compatível com decodificadores do JPEG original.

Com o método de codificação mais avançado, o Jpegli consegue gerar imagens com menos artefatos e gradientes mais naturais. Entretanto, quando lido por um decodificador do JPEG tradicional, nenhum desses benefícios é aproveitado. Para aproveitar todo o potencial do Jpegli, o navegador ou aplicativo de visualização de imagens deve aderir à API open source publicada pelo Google.

Apesar do Google ter removido o suporte do XPEG-XL do Chrome, isso não significa que eles não estejam de olho no formato. O Jpegli foi feito tendo o XPEG-XL como base de referência, com o cuidado de incluir a possibilidade de utilizar espaços de cores mais avançados, além de melhorias na quantização da matriz e cálculos de cores intermediárias mais precisos.

Em testes feitos pelo Google, eles de terminaram que, em média, o formato Jpegli consegue comprimir imagens com mais fidelidade de cores, ocupando 35% menos espaço de armazenamento. Considerando que arquivos de imagem JPEG não costumam pesar mais do que poucos megabytes, pode não fazer tanta diferença no seu computador pessoal. Mas na navegação pela internet, isso significa que as imagens de sites que utilizam o formato Jpegli carregarão bem mais rápido do que os que utilizam o JPEG. Além disso, para servidores que armazenam inúmeras de imagens de vários sites, a economia de armazenamento e de tráfego é significativa.

O Jpegli acabou de chegar, ainda é uma grande novidade, veremos como será a adesão do público com o tempo. Será que o novo formato conseguirá suplantar o tão disseminado JPEG tradicional? Certamente a interoperabilidade com decodificadores JPEG tradicionais é um fator que contribui muito com sua potencial popularidade.

Fique por dentro das principais notícias da semana sobre o mundo da tecnologia e do open source, assine nossa newsletter

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!