Notícias

Google trabalha com Operadoras para criar concorrente ao WhatsApp

A Google está desenvolvendo um serviço para substituir o tradicional SMS, pelo menos nos Smartphones Android, e de quebra concorrer com serviços como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger.

Até o momento produto não tem um nome em especial, está sendo chamado simplesmente de RCS (Rich Communications Services). O RCS não é necessariamente um aplicativo como o WhatsApp mas um novo protocolo de comunicação para substituir o SMS/MMS utilizado atualmente.

Basicamente o que a Google quer fazer é tornar o RCS um padrão nos Smartphones, encare ele como se fosse uma “turbinada” no SMS atual e em seus recursos, fazendo que seja possível fazer basicamente tudo o que você faz com o Telegram/WhatsApp ou simular só que com um produto que utilize as redes de telefonia das grandes operadoras e não dependa de internet necessariamente.

As operadoras de telefonia estão vendo suas receitas com mensagens de texto despencarem desde que o padrão de comunicação entre as pessoas desta forma passou a ser feito através da internet com estes aplicativos populares, esta seria uma tentativa de reequilibrar o mercado dando ferramentas para as operadoras para concorrer com o Facebook especialmente, que predomina no setor com o Messenger e o WhatsApp, podendo oferecer uma nova alternativa de qualidade para os usuários.

O RCS poderia simplesmente ser integrado ao Smartphone e ao seu aplicativo de mensagens padrão, ou até mesmo ao Google Hangouts. A Google pretende lançar pelo menos uma amostra do novo serviço até o final de 2016.

E aí, você acha que uma medida destas seria capaz de desbancar o WhatsApp? Particularmente tenho minhas dúvidas, mas concorrência é sempre bom.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!