A integração da inteligência artificial no Android está ganhando forma e o Google promete uma abordagem inovadora, revelando recentemente que está comprometido em oferecer funcionalidades avançadas de IA, sem comprometer a privacidade dos usuários. A chave para esse avanço é o Gemini, combinando poder de processamento local com um sistema de segurança avançado.
IA no Android com foco em segurança
Para quem não conhece, o Gemini é o assistente de inteligência artificial desenvolvido pelo Google, que consegue realizar tarefas, desde a criação de documentos, como currículos e respostas a e-mails, até a geração de imagens com base em descrições fornecidas pelo usuário. Além disso, o Gemini pode auxiliar na organização de viagens e itinerários, resumir artigos de notícias, traduzir textos em tempo real e muito mais.
Ao portal Bleeping Computer, o Google declarou que, para o Android, está modelando o Gemini para operar tanto localmente quanto na nuvem, dependendo da complexidade da tarefa e dos requisitos de privacidade. Para tarefas mais simples, que envolvem informações sensíveis, o assistente utiliza o Gemini Nano, um modelo mais leve que pode funcionar diretamente no dispositivo, até mesmo sem conexão com a internet. Dessa forma, os dados não precisam ser enviados para a nuvem, aumentando a segurança e privacidade do usuário.
Quando o processamento em nuvem é necessário, o Google afirmou que os dados serão protegidos por medidas de segurança, como a criptografia avançada, controles rigorosos de acesso e monitoramento constante contra acessos não autorizados. Além disso, o Gemini foi projetado para lidar com tarefas pessoais complexas, como rotinas de exercícios ou criação de currículos, dentro do ecossistema seguro do Google, sem envolver provedores terceirizados de IA.
Outro aspecto importante é o controle que o usuário terá sobre suas interações com o assistente. O Google oferecerá opções para revisar, fixar ou excluir conversas, além de permitir que os usuários gerenciem as respostas do aplicativo quando o dispositivo está bloqueado.
À medida que o Gemini se tornar amplamente disponível em dispositivos Android, poderemos atestar a eficácia das medidas do Google para uma IA no Android segura e privada. Para quem ficou curioso sobre a novidade, o Google afirmou que está trabalhando em um artigo oficial para esclarecera novidade.
E não é apenas para o Android que o Google planeja novidades de IA. Confira os 3 novos recursos de IA que a companhia está introduzindo ao navegador Google Chrome!