O Google Chrome 127 chegou com uma série de novos recursos movidos por inteligência artificial, prometendo transformar a experiência de navegação na web. Embora possam estar já presentes no navegador, os recursos serão implementados gradualmente nas próximas semanas, inicialmente nos EUA, Reino Unido e, posteriormente, em outros lugares. Daremos uma olhada nessas adições de IA e ver se realmente vão facilitar sua navegação.
Google Lens para Pesquisa Visual
Você provavelmente já ouviu falar do Google Lens, ou até mesmo o usou no Android, ou através do Google Imagens. O Google Lens é uma ferramenta poderosa que permite fazer buscas visuais com base no que você vê, ao invés de no que você digita.
O Google Lens também pode resolver equações matemáticas e traduzir textos de um idioma para outro, mostrando-se uma ferramenta versátil para diferentes tipos de usuários. Com o Google Chrome 127, agora é possível realizar uma pesquisa visual em qualquer coisa que você veja em uma página da web. Basta clicar no ícone do Google Lens na barra de endereços, desenhar uma caixa de seleção sobre o item de interesse e pronto.
Além disso, com a nova atualização o Google Lens poderá ser utilizado para fazer pesquisas visuais sem precisar sair da aba atual. Seja para identificar uma planta, resolver uma equação matemática de um vídeo ou encontrar opções de compra para um item específico, o Google Lens facilita a busca por informações visuais. Você pode até mesmo usar o recurso de multipesquisa para refinar sua busca por cor, marca ou outros detalhes.
Comparação de Guias e Pesquisa em Linguagem Natural no Google Chrome
Outro recurso interessante que chega ao Chrome é a comparação de guias. Comprando algo online? Provavelmente, você abre várias guias para comparar modelos e preços, resultando em uma sobrecarga de guias abertas e a necessidade de pular entre elas constantemente. O Chrome quer ajudar com o novo recurso ‘Tab Compare’, que utiliza IA para extrair dados essenciais dessas guias e gerar uma tabela de comparação. Isso poderia ser muito útil, assumindo que a IA consiga extrair as informações corretas e nuances.
Por exemplo, imagine que você está procurando por um novo alto-falante Bluetooth para uma viagem. Com a nova funcionalidade de comparação de guias, o Chrome gerará uma tabela de comparação com especificações do produto, recursos, preços e avaliações dos usuários, facilitando a tomada de decisão sem a necessidade de alternar entre várias abas.
O Chrome também está introduzindo a busca conversacional no histórico. Esse recurso permitirá que você faça perguntas como “Qual filme eu li sobre na semana passada?” e a IA puxará a correspondência relevante do seu histórico de navegação. Ainda é cedo para saber quão eficaz será essa função, mas se funcionar bem, poderá poupar muito tempo e pode colocar ainda mais em cheque ferramentas como o Windows Recall.
Por exemplo, se você leu várias análises sobre um filme dos anos 1980 na semana passada, assistiu ao trailer no YouTube e abriu links de compras, será incrível se a interface de busca em linguagem natural puder responder perguntas específicas sobre seu histórico, não apenas oferecer um resultado baseado em palavras-chave.
Se você não gosta da ideia de a IA sondar seu histórico de navegação, o Google afirma que essa será uma funcionalidade opcional que poderá ser ativada ou desativada a qualquer momento, e nunca acessa dados de sessões em modo incógnito.
No momento, apenas a pesquisa visual aprimorada está disponível no Chrome 127 no Reino Unido e EUA. O Google diz que os recursos de comparação de guias e busca histórica em linguagem natural serão lançados em etapas nas próximas semanas, começando nos Estados Unidos. Se você já tem o Google Chrome instalado, deve receber a atualização para a versão 127 automaticamente.
Fique por dentro das principais notícias da semana sobre tecnologia, Linux e open source, assine nossa newsletter!