Notícias

Google deletará contas inativas

O Google não divulga exatamente quantas contas existem exatamente, mas como cada pessoa pode ter mais de uma, fica bem difícil mensurar. Em 2018, a empresa anunciou ter mais de 1,5 bilhão de contas ativas pelo mundo, em 2021, afirmou ter mais de 3 bilhões de usuários ativos no Android. Considere que cada conta gratuita oferece 15 GB de armazenamento e que a empresa precisa de toda uma infraestrutura de redundância para garantir a estabilidade dos serviços. Para aliviar um pouco esse peso do tamanho do mundo, foi anunciado que neste ano, o Google deletará contas inativas.

De que maneira o Google deletará as contas inativas?

A política de deleção de contas inativas não é nova, a prática é recorrente por empresas que mantém grandes bancos de dados, sendo uma forma de otimizar os recursos, uma vez que muitos usuários podem simplesmente abandonar alguma conta para nunca mais usar, sem necessariamente apagá-la. Segundo o aviso oficial, o Google deletará contas inativas por pelo menos 2 anos a partir de 1º de dezembro de 2023, mas ao menos oito meses antes disso, avisará o usuário com diversas mensagens, tanto pela conta inativa, quanto pelo e-mail de recuperação. 

Depois que a conta for excluída, o endereço do Gmail dela não poderá mais ser utilizada por novos usuários, algo importante para evitar todo tipo de golpe.

Para evitar a perda da conta, basta acessá-la ao menos a cada dois anos. A atitude da empresa é feita com prudência para não prejudicar consumidores, por isso, estão imunes:

  • Contas com vídeos, canais ou comentários do YouTube;
  • Contas com vales presentes ou saldo monetário;
  • Contas cujo proprietário configurou para não ser deletada;
  • Contas que gerenciam alguma conta infantil ativa;
  • Contas utilizadas para comprar algum item digital, como livro, filme ou aplicativo;
  • Contas com algum aplicativo publicado.

Você ainda pode fazer o backup dos seus dados e baixar o que quiser via Takeout. Também há a possibilidade de definir o que o Google deve fazer com sua conta quando ela ficar inativa, sendo possível escolher em quanto tempo ela será considerada inativa, num intervalo entre 3 e 18 meses. É possível selecionar até 10 pessoas para serem notificadas com mensagens personalizadas quando sua conta ficar inativa e elaborar alguma resposta automática para quem enviar e-mail para uma conta inativa. Por lá, você pode escolher se sua conta poderá ser excluída após três meses de inatividade, ou não.

Google deletará contas inativas - gerenciador de contas inativas

Quais as consequências de perder a conta Google?

Se sua conta for excluída, isso afetará todos os produtos associados, como o Gmail, Blogger e AdSense e ainda poderá ser um grande incômodo se o endereço de e-mail for utilizado para fazer login em alguma conta importante de outra plataforma.

Mesmo que sua conta seja excluída, ainda terá a chance de recuperá-la, se agir rapidamente, basta fazer login no Gmail ou algum outro serviço Google, responder algumas perguntas para confirmar sua identidade e redefinir a senha.

Fique atento aos prazos, verifique as contas importantes e faça seus backups, suas contas no Google não serão eternas!

Acompanhe um apanhado semanal das principais novidades do mundo da tecnologia e do Linux assinando a nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!