Vídeo

Como atualizar o Linux Mint para a última versão

Duas vezes por ano, o Linux Mint oferece um novo lançamento. Para atualizar o Linux Mint à última versão, você não precisa formatar seu computador e instalar o sistema todo de novo, existe uma ferramenta nativa que permite fazer todo o processo, mantendo sua configuração e demandando menos trabalho. Basicamente, o Linux Mint substituirá os pacotes obsoletos.

Mas antes de tudo, lembre se que atualizar a versão do sistema envolve riscos, portanto é necessário fazer o backup dos seus arquivos importantes em alguma mídia externa, seja numa unidade de armazenamento à parte, ou na nuvem. Para isso, existem várias ferramentas, inclusive o próprio Timeshift, nativo do Linux Mint.

Veja como é fácil atualizar o Linux Mint

Para começar, você precisa abrir o Gerenciador de Atualizações do Linux Mint, ele se encontra no ícone de escudo na bandeja do sistema, no canto inferior direito. Basta clicar sobre ele e, primeiramente, instalar todas as atualizações do sistema. Talvez, antes disso, seja ainda necessário atualizar o próprio atualizador. Digite sua senha do sistema quando o programa pedir.

Como atualizar o Linux Mint atualizador 1

Depois de tudo instalado, a lista de atualizações estará vazia. Você pode até clicar em “Atualizar” (ou refresh) para confirmar se realmente não há nenhuma nova atualização que chegou nesse ínterim.

Agora, basta clicar sobre o botão “Editar” (ou Edit) no menu superior do Gerenciador de Atualizações, por lá, você encontrará o botão “Atualizar para o Linux Mint”, seguido do número e codinome da versão mais recente do sistema. 

Ao clicar nele, abrirá uma caixa de diálogo, onde você vai apertando “Próximo”, e concorda com os riscos envolvidos. Mas é importante ler atentamente cada etapa para que você compreenda bem o que está fazendo, os riscos e exatamente o que a nova versão do Linux Mint oferece.

Novamente, digite sua senha do sistema e aguarde alguns minutos até o sistema atualizar, este processo pode demorar alguns minutos, depois disso, basta reiniciar o Linux Mint para usufruir a versão mais recente.

Viu como é fácil manter seu Linux Mint sempre na última versão? Agora, que tal se aprofundar no mundo do Linux e da tecnologia por conversas interessantes entre a equipe Diolinux e outros ilustres especialistas de diversas áreas do universo da informática? Ouça o Diocast!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!