Agora os usuários serão obrigados a usar o Gnome-Shell
Se você é daqueles que gosta de um desktop básico e simples e por isso, apesar nos frequentes lançamentos de Unity, Gnome 3 e KDE, preferiu ficar com o modo clássico do Gnome ( Painel em cima e em baixo ) temos uma notícia não muito boa para você.
O nome ambiente da equipe Gnome, o Gnome-Shell, também conhecido por Gnome 3, vem sofrendo com críticas desde o seu lançamento, e apesar das constantes atualizações e aprimoramentos mesmo assim o ambiente ainda é alvo de críticas de pessoas importantes como o Linus Torvalds.
Pensando nisso, e para manter o foco total no Gnome-Shell para tentar alavancá-lo de uma vez, a equipe de desenvolvedores resolveu, por bem, não continuar mais a investir esforços e tempo no modo fallback.
Até então, os usuários insatisfeitos com as novidades ou com hardware mais antigo poderia optar pela interface clássica do Gnome, coisa que não será mais possível nas versões futuras do ambiente.
A desculpa, e o motivo ao mesmo tempo, é o recurso LLMVPIPE responsável por rodar ambientes mais pesados como o Unity e o Gnome 3 sem a necessidade de aceleração via placa gráfica, usando apenas a memória e processador.
As mudanças estão previstas para o Gnome 3.8 que ainda está em desenvolvimento, particularmente acho que esta é uma decisão acertada visto que se o pessoal do Gnome realmente quer aprimorar o Shell, nada melhor do que manter o foco.
E você o que acha disso tudo? Você usa o Gnome Clássico ou prefere outra interface?