O GIMP 3.0 RC1 é uma das atualizações mais aguardadas do editor de imagens de código aberto, trazendo várias melhorias visuais e de funcionalidade que prometem transformar a experiência de edição. Após anos de desenvolvimento, o time do GIMP lança o primeiro “release candidate” (RC), uma versão próxima da final, com todos os recursos da final, mas mais suscetível a bugs. O que encontramos de novo nele? Será que permanece compatível com o Photogimp?
Entenda o que é um release candidate
Um “release candidate” é uma versão que pode ser transformada na versão final de um software, caso não sejam encontrados problemas críticos durante a fase de testes. Com o RC1, os desenvolvedores do GIMP esperam uma adesão de usuários que anteriormente usavam a versão 2.10. O feedback da comunidade será essencial para que eventuais falhas sejam corrigidas antes da versão final. Se forem encontrados bugs mais graves, o time poderá lançar um segundo “release candidate”.
As novidades gráficas: ícones e tela de abertura
Na versão RC1 do GIMP 3.0, várias atualizações gráficas foram introduzidas para alinhar o software com as tendências modernas.
Novo ícone Wilber
O mascote do GIMP, o Wilber, ganhou um novo design criado por Aryeom, atualizando o logo que data de 2008. Com um visual mais minimalista, o novo Wilber se integra com os desktops modernos e mantém a identidade visual do software.

Tela de abertura
A tela de abertura da versão RC1, desenhada por Sevenix, marca um novo sistema de atualizações da arte, que será mais frequente, para realçar a versatilidade do software, abrangendo diferentes estilos de arte, como fotografia e design gráfico.

Aprimoramento do tema de ícones
Graças à migração para a biblioteca GTK3, os ícones agora são mais escaláveis e se adaptam melhor a telas de alta resolução (HiDPI). O tema legado de ícones, inicialmente em PNGs rasterizados, está sendo redesenhado em SVGs pelo contribuidor Denis Rangelov, garantindo uma aparência mais consistente para todos os usuários.

Melhorias de espaço de cor e compatibilidade de arquivos
A versão RC1 traz avanços importantes no gerenciamento de cores, uma área essencial para profissionais da imagem e fotógrafos. Durante o desenvolvimento da versão 2.99.18, diversas melhorias no gerenciamento de cores foram implementadas. Desde então, a equipe corrigiu bugs e garantiu que arquivos de projetos em XCF criados em versões anteriores sejam renderizados corretamente na nova versão, preservando a compatibilidade histórica de arquivos do GIMP.
Essa atenção ao espaço de cor é um projeto contínuo que permanecerá em desenvolvimento após o lançamento oficial da versão 3.0. Por outro lado, ao tentar abrir um arquivo salvo pelo GIMP 3, ele não abriu no GIMP 2.10.38.
Finalização da API pública
Para desenvolvedores de plugins e scripts, uma grande novidade no GIMP 3.0 RC1 é a finalização da API pública. Agora, a API está estável, permitindo que os desenvolvedores adaptem seus scripts da versão 2.10 para a nova versão. Um dos avanços foi a substituição da estrutura de cores GimpRGB pelo melhor gerenciado GeglColor. Diversas funções foram adicionadas e melhoradas, para oferecer maior controle sobre os efeitos aplicados nas imagens.
Edição não-destrutiva
Outro recurso muito solicitado é a edição não-destrutiva, que permite aos usuários aplicarem filtros sem alterar a camada original. A equipe do GIMP adicionou uma opção chamada “Merge Filters” para permitir que filtros sejam aplicados de maneira destrutiva, conforme a preferência do usuário. Esse recurso torna o fluxo de trabalho ainda mais flexível e permite um controle adicional sobre os filtros aplicados em imagens.

Atualizações nos Plugins
Na fase de congelamento de recursos, os plugins receberam atualizações específicas para garantir a compatibilidade com a nova API. No entanto, alguns novos recursos foram introduzidos em plugins de formatos populares, como BMP e TIFF:
- BMP: O plugin agora suporta imagens com profundidade de 64 bits por pixel, uma funcionalidade adicionada pelo novo colaborador Rupert Weber, que também contribuiu com melhorias para o fluxo de testes do BMP;
- TIFF: A versão RC1 do GIMP agora consegue importar arquivos TIFF com camadas do formato Sketchbook, além do suporte já existente para camadas do Photoshop.
Avanços no GEGL e Babl
As bibliotecas GEGL e babl receberam uma série de aprimoramentos que aumentam a estabilidade e o desempenho do GIMP:
- Novos Filtros GEGL: Filtros como Glow Interno e Estilos GEGL agora podem ser acessados diretamente no GIMP, dando aos usuários mais possibilidades de efeitos e manipulação de imagens;
- Suporte a OpenCL: Embora o OpenCL ainda não esteja ativado por padrão, avanços significativos foram feitos para permitir uma futura implementação. Isso trará maior velocidade para usuários com hardware compatível com a aceleração;
- Otimizações na babl: A biblioteca babl recebeu melhorias no desempenho de conversão de cores, oferecendo um processamento de filtros mais ágil.
Estatísticas do lançamento e contribuições
Este lançamento marca um grande esforço colaborativo, com 384 relatórios fechados, 442 requisições de mesclagem e mais de 1892 commits realizados desde a última versão. Além disso, 31 traduções foram atualizadas, abrangendo idiomas como português brasileiro, espanhol e alemão. Com a contribuição de 72 pessoas, incluindo desenvolvedores e tradutores, o GIMP 3.0 RC1 mostra o esforço da comunidade em melhorar e expandir o software.
Como baixar o GIMP 3.0 RC1 e compatibilidade com o Photogimp
O time do GIMP também está reavaliando seu processo de lançamento, buscando adotar uma abordagem mais ágil e colaborativa. Isso inclui melhorias na comunicação com usuários e desenvolvedores e um ciclo de lançamento mais previsível, o que tornará futuras atualizações do GIMP mais frequentes e acessíveis.
Para quem deseja testar esta nova versão, o GIMP 3.0 RC1 está disponível para download na página oficial do projeto. Em nossos testes, utilizamos a edição empacotada em flatpak e testamos instalar o Photogimp, nosso projeto que visa aproximar a experiência do GIMP ao Photoshop, com ajustes de interface e de atalhos de teclado. Ele atualizou a interface para a pretendida, entretanto, os atalhos de teclado não funcionaram.

O que vem a seguir?
Com o lançamento do GIMP 3.0 RC1, a equipe espera coletar feedback suficiente para resolver qualquer questão pendente. Após os ajustes necessários, a versão final do GIMP 3.0 estará pronta para ser lançada. É um momento animador para os usuários, que terão em mãos um editor de imagens com novos recursos poderosos e uma interface modernizada. Para quem deseja contribuir, seja testando ou relatando bugs, esta é a oportunidade de participar!
Fique por dentro das principais novidades da semana do mundo da tecnologia, Linux e do open source, assine nossa newsletter!