Pode ser bem custoso comprar o mesmo jogo para si e para cada membro da família, mas isso parece inevitável com lojas completamente individualizadas, dando até uma certa nostalgia dos videogames com mídia física onde era possível usar vários espaços para salvar o jogo no cartucho ou Memory Card. Para solucionar esse tipo de problema, o Steam criou uma nova forma de compartilhar jogos em família, o Steam Families.
Uma compra para todo mundo
O novo Steam Families veio para substituir o Steam Family Sharing e o Steam Family View, oferecendo um único lugar para administrar quais jogos sua família pode acessar e quando seus filhos podem jogar. De início, o recurso oferece espaço para até cinco membros, com o tempo esse número pode aumentar com base nos dados de utilização, inicialmente a intenção é conseguir atender famílias com até seis membros.
Todos os jogos compatíveis com o recurso serão compartilhados entre os membros, entretanto, o número de cópias adquiridas dita quantas pessoas podem jogar o título simultaneamente. Supomos que apenas um membro da família possua o Half Life 2, apenas uma pessoa pode jogar de cada vez, para duas conseguirem jogar simultaneamente, o grupo familiar precisa adquirir pelo menos duas cópias.
A disponibilização de sua biblioteca para os demais membros da família é automática, ocorrendo mesmo quando você estiver offline. Os saves e as conquistas são todos individualizados. Nem todos os jogos estão disponíveis no Steam Families, os desenvolvedores podem optar por não participar do programa, além disso, o recurso é inviável para títulos que possuem seu próprio lançador.
Monitore a jogatina dos seus filhos
Ferramentas avançadas de controle parental foram adicionados ao Steam Families, os membros da família são divididos em duas categorias. Os adultos são os moderadores, eles decidem quem entra ou sai e conseguem aplicar restrições à outra categoria, das crianças, sem permissões de controle sobre o grupo. Ao todo, os adultos conseguem:
- Permitir ou restringir o acesso a jogos pelas crianças;
- Restringir o acesso à loja, à comunidade ou ao chat;
- Determinar limites de tempo de jogo;
- Ver relatórios de tempo de jogo;
- Aprovar ou negar pedidos de tempo extra de jogo;
- Incluir ou remover novos membros;
- Recuperar a senha da conta de uma criança.
As crianças podem criar um carrinho de compra de jogos, enviar o pedido para os adultos e a compra será efetivada apenas com a permissão. Dessa forma, pode-se adquirir jogos utilizando o cartão cadastrado na conta do adulto, sem precisar cadastrar nenhum meio de pagamento para a criança.
Um aviso para os espertinhos de plantão: se um membro da família tiver um jogo e outro membro for banido por trapaça, enquanto estiver utilizando essa cópia, aquela compra toda é banida, sendo necessário adquirir novamente o título em outra conta familiar.
Adultos podem sair a qualquer momento de uma família, enquanto as crianças precisam da permissão de um adulto, ou devem entrar em contato com o suporte. Ser adulto ou criança no Steam Families não tem nada a ver com a idade, dessa forma, mesmo que a criança se torne adulta, ela não escala a permissão sem a autorização de um adulto do grupo. Quando um membro se retira da família, sua vaga não poderá ser preenchida pelo próximo ano. O membro também não poderá entrar para uma nova família pelo mesmo período.
Como utilizar o Steam Families?
Por enquanto, o Steam Families está disponível apenas para membros do programa beta do Steam, todos os membros da família devem aderir o programa de acesso antecipado a novos recursos para conseguir utilizar.
Para testar o Steam Families Beta, abra o programa, vá em Configurações > Interface > Participação no beta do cliente Steam > Steam Families Beta e reinicie o Steam. Depois disso, clique na sua foto de perfil no canto superior direito e vá em Detalhes da Conta > Gerenciamento da Família.
Fique por dentro das principais notícias da semana do mundo da tecnologia, assine nossa newsletter!