Parece que o Windows 10 decidiu pregar uma peça nos usuários nos últimos meses e a Microsoft agiu silenciosamente para resolver o problema. Um bug estava afetando as jump lists (aquela listinha que aparece quando clicamos com o botão direito em um aplicativo no Menu Iniciar ou na barra de tarefas).
O que aconteceu com as jump lists?
Para quem não sabe, as jump lists são um recurso do Windows 10 que permite acessar rapidamente arquivos recentes ou tarefas específicas de um programa diretamente pelo Menu Iniciar. Só que, a partir de fevereiro de 2025, usuários começaram a notar que essa função simplesmente desapareceu após instalar a atualização KB5052077.
O problema foi causado por um Controlled Feature Rollout (CFR), um método que a Microsoft usa para liberar novas funcionalidades gradualmente. Neste caso, a empresa estava testando uma integração de account control no Menu Iniciar, algo que deveria facilitar a gestão de contas. Só que, em vez de ajudar, a atualização acabou quebrando as jump lists.

Após receber diversas reclamações, a Microsoft pausou a liberação do recurso problemático em 25 de abril de 2025. E, em 2 de maio, a correção oficial começou a ser implementada. A solução veio por meio de uma atualização em segundo plano, então muitos usuários podem nem ter percebido que o problema foi resolvido.
Se o seu Windows 10 ainda está teimando e as listas continuam sumidas, a recomendação é simples: conecte-se à internet e reinicie o computador. A correção deve ser aplicada automaticamente.
O problema atingiu principalmente usuários domésticos das edições Windows 10 Home e Pro. Quem usa versões empresariais ou servidores parece ter escapado ileso. Mas, considerando que o Windows 10 ainda é um dos sistemas mais usados no mundo, muita gente ficou sem suas preciosas jump lists por um tempo.
Este não foi o primeiro — e provavelmente não será o último — bug que afetou o Windows 10 recentemente. Nos últimos meses, a Microsoft já resolveu problemas como:
- Atualizações que desinstalavam o Copilot sem aviso;
- Conexões SSH que simplesmente paravam de funcionar;
- Reprodução de áudio que travava do nada;
- Mensagens de erro aleatórias no Windows Recovery.
Ou seja, o Windows 10 pode estar chegando ao fim do seu ciclo de suporte principal, mas ele ainda sabe como chamar atenção — nem que seja pelos bugs.
No fim da contas, embora essa correção seja algo positivo, não muda o fato do suporte ao Windows 10 estar terminando. E você sabe quais são as consequências disso?