Se você ainda está naquela de que “Linux não é para jogos”, prepare-se para mudar de ideia. A NVIDIA lançou a versão 575.51.02 (Beta) de seus drivers para Linux. Entre correções de crashes em jogos populares e melhorias no suporte a Wayland, essa atualização promete deixar a experiência gráfica no Linux mais suave do que o deslizar de um pinguim.
Sincronização explícita? Não, obrigado
Quem trabalha com desenvolvimento gráfico sabe que sincronização explícita pode ser um pesadelo. A boa notícia é que a variável de ambiente __NV_DISABLE_EXPLICIT_SYNC, que antes só funcionava em aplicações EGL, agora se estende para GLX e Vulkan.
Isso significa menos dor de cabeça para desenvolvedores e usuários que enfrentavam problemas de sincronização em aplicações gráficas.
Jogos sem travamentos
A NVIDIA parece ter ouvido os pedidos dos jogadores, porque esta atualização traz correções importantes para dois títulos populares:
- Marvel Rivals: Antes, o jogo podia crashar na inicialização ou durante o carregamento de fases. Agora, os heróis da Marvel podem lutar em paz;
- Minecraft: Quem jogava via Xwayland já deve ter visto o jogo fechar do nada. Esse problema foi resolvido, então agora você pode minerar blocos sem medo de perder seu mundo.
E para quem usa a extensão VK_KHR_present_wait (mesmo sem saber) no Wayland, um bug que causava freezes em aplicações também foi corrigido.
Wayland cada vez mais estável
O Wayland é o futuro dos ambientes gráficos no Linux, mas nem sempre é um caminho tranquilo. Felizmente, a NVIDIA está trabalhando para melhorar a experiência:
- Suporte a GLX front buffer rendering no Xwayland: Isso melhora a compatibilidade com aplicações mais antigas que ainda dependem do X11;
- Correção do “Night Mode” no GNOME: Se você usava o modo noturno e o sistema travava, o bug foi resolvido;
- Melhorias no PRIME Render Offload: Se você usa duas GPUs NVIDIA (sim, isso ainda existe), o modo render offload agora funciona corretamente.
Uma das novidades mais interessantes é o NVIDIA Smooth Motion, uma tecnologia que promete movimentos mais suaves em monitores compatíveis.
Além disso, o Dynamic Boost, que antes só funcionava em notebooks conectados à tomada, agora também opera em modo bateria. Ou seja, mais desempenho quando você realmente precisa.
Adeus, bugs
Nenhum driver é perfeito, mas a NVIDIA está eliminando problemas conhecidos:
- VRR (Variable Refresh Rate) com EDID override: Se você usava um EDID personalizado, o VRR podia simplesmente parar de funcionar. Agora, isso foi corrigido;
- Relatório de energia no nvidia-settings: Os valores de TGP (Total Graphics Power) agora são exibidos corretamente em notebooks usando bateria;
- Problemas pós-suspensão: Se você ativou NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1 e notou que alguns aplicativos não renderizavam direito após retomar o sistema, essa correção é para você.
Para quem gosta de fuçar nas configurações avançadas, a NVIDIA adicionou:
- conceal_vrr_caps: Permite ativar recursos como ULMB (Ultra Low Motion Blur) mesmo em monitores onde ele normalmente entraria em conflito com VRR;
- Suporte a COLOR_ENCODING e COLOR_RANGE: Melhor controle sobre cores em aplicações que usam DRM.
E, como nem tudo são flores, a NVIDIA removeu suporte para algumas propriedades de DRM em kernels anteriores ao 6.8. Se você ainda está em uma versão antiga, talvez seja hora de atualizar.
Vale a pena instalar?
Como se trata de uma versão beta, nem tudo pode estar 100% estável. Se você depende do seu sistema para trabalho, talvez seja melhor esperar a versão final. Mas se é um entusiasta que adora testar novidades (e não tem medo de um bug ou outro), essa atualização traz melhorias que podem valer o risco.
Para baixar o driver e ver a lista completa de mudanças, basta visitar o site oficial da NVIDIA.
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