Notícias

Deepin V23 beta traz suporte ao Wayland

Chegou o Deepin V23 beta, a nova edição da distribuição chinesa traz algumas novidades interessantes que incluem modificações no terminal e em sua interface gráfica exclusiva, a Deepin Desktop Environment. Entretanto, provavelmente a adição que mais se destaca neste lançamento é o suporte ao Wayland.

O que o Deepin V23 Beta tem de novo?

Na interface gráfica, o Deepin V23 Beta adicionou uma forma de entrar no canal de teste interno pelas configurações do sistema, com a possibilidade de obter relatórios sobre as atualizações, falando nisso, a exibição das informações no menu de configurações foi aprimorada. Também há a possibilidade de utilizar dispositivos Wi-Fi como hot spots e a ferramenta de criação de avatar para a conta ganhou a opção de criar modelos 2D e 3D, inclusive com personagens animais.

A grande novidade é o suporte a Wayland, afinal este servidor gráfico pode oferecer uma experiência mais fluída do que a do tradicional X11, com interações mais responsivas, menor latência e mais segurança devido, por exemplo, a execução de aplicações em espaços de memória isolados. O Wayland também foi feito pensando em telas sensíveis ao toque, com suporte ao multitoque e a gestos, sendo a melhor opção para dispositivos com esta tecnologia.

Para ativar o Wayland, basta escolhê-lo durante o login, se você já tiver logado com o X11, pode clicar no botão de energia do seu computador, selecionar a opção “log out” e mudar para o modo Wayland. Por enquanto, esta integração é experimental e podem ocorrer erros, é esperado que até o lanamento final do Deepin V23, funcione ainda melhor.

O terminal também recebeu alguns aprimoramentos, como o novo Thor Mode, que oferece animações mais rápidas. Também temos a opção de entrar em tela cheia pela tecla de atalho F11, a possibilidade de ajustar o tamanho do texto utilizando o atalho “ctrl + roda do mouse” e a capacidade de o usuário ajustar a quantidade de comandos que podem ser armazenados no histórico.

Após ouvir sugestões de usuário relacionadas à ferramenta de atualização do sistema, os desenvolvedores introduziram uma nova metodologia que facilita a transição entre versões do sistema. O atualizador detecta automaticamente a versão do sistema e se adapta a ela, oferecendo inclusive ferramentas de backup e restauração de configurações. Ele migra até mesmo as aplicações para novas versões compatíveis com o sistema atualizado, mantendo a experiência de uso consistente após o processo.

Posso testar o Deepin V23 Beta?

Como o Deepin V23 está em versão beta, podem ocorrer erros que inviabilizariam o uso do sistema para a produção, mas se você quiser testar, pode baixar a imagem de instalação do sistema disponível na nota de lançamento do site oficial e transferir para um pendrive com algum programa como o Ventoy.

Quer ficar por dentro das últimas notícias do mundo da tecnologia e do Linux? Assine a nossa newsletter e acompanhe a seção de notícias do fórum Diolinux Plus!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!