Vídeo

Novos padrões no KDE, Mudanças no elementary OS e novidades no COSMIC

Fala pinguins! Hoje discutiremos com vocês algumas novidades do mundo Linux relacionadas aos novos padrões do KDE, que não quer ser mais confundido com o Windows, algumas “bold changes” no elementary OS e como vocês pediram, algumas novidades do COSMIC, o novo ambiente gráfico desenvolvido pela System76 para o Pop!_OS.

Novos padrões no KDE

Da última vez que fizemos este quadro de notícias, mencionamos sobre o começo do desenvolvimento do KDE Plasma 6, um lançamento sem dúvida muito esperado pela comunidade open source. Agora temos mais algumas novidades interessantes que surgiram a partir do KDE Sprint de 2023, que ocorreu na Alemanha dessa vez, nos escritórios da Tuxedo, uma fabricante de computadores Linux e também tem um sistema operacional, o Tuxedo OS, basicamente um Kubuntu modificado.

Algumas novidades importantes são relacionadas a melhores padrões no KDE. Uma das mudanças está ligada ao padrão visual da barra de tarefas, os desenvolvedores têm a sensação de que muita gente acha que o KDE é uma cópia do Windows, ou algo assim. Eles esperam que tornando a barra de tarefas flutuante, além de mais bonito, fique mais fácil de diferenciar os dois numa única olhada.

Outra coisa legal que eles comentaram é a integração do sistema de gerenciamento do desktop, aos papéis de parede no KDE Settings, deixando junto às configurações do sistema, da mesma maneira como todo sistema gráfico faz.

Pequenas mudanças no elementaryOS

Outra distros que compartilhou novidades recentemente foi o elementary OS, mas quando falamos que ele fez “bold changes”, não quisemos dizer mudanças significativas, uma das novidades é que eles literalmente colocaram negrito em algumas fontes.

Temos uma série de correções de bugs e pequenas atualizações, especialmente o GNOME Web 44.2, como navegador padrão. O aplicativo de e-mail do elementary também teve uma melhoria na interface, para você ter acesso às novidades basta atualizar o sistema.

Para os desenvolvedores, o suporte a flatpak foi melhorado novamente, trazendo mais ferramentas para quem cria aplicativos, com melhor uso dos portais do flatpak para estabelecer acesso e permissões a recursos do computador.

COSMIC do Pop!_OS ganhando forma

No último blog post da System76, soubemos sobre uma atualiação relacionada ao System76 Scheduler 2.0, a versão atualizada do “orquestrador de tarefas de kernel” feito para o Pop!_OS. Teoricamente, esse módulo consegue extrair maior desempenho das aplicações, especialmente jogos, principalmente em hardwares mais restritos.

Há 1 ano fizemos um vídeo sobre o scheduler da System76 e ele já mostrava alguns resultados interessantes, será que melhorou muito? Pelo que eles informaram no post, a nova versão consegue usar até 75% menos recursos que a versão anterior.

Sobre o COSMIC novo, finalmente temos uma captura de tela do sistema completamente montado, mostrando uma opção de configuração do COSMIC Panel. Para quem esperava algum visualmente muito diferente do que se tem agora, é uma decepção, mas temos algumas coisas interessantes.

O COSMIC é baseado em applets ou widgets, como o KDE Plasma, cada ícone na barra de tarefas é também a sua própria aplicação e pode ser adicionada, removida, reposicionada e reconfigurada, sendo também um processo individual no sistema. Por vezes, isso adiciona complexidade desnecessária ao sistema, mas tudo depende de como for implementado e o quanto precisaremos configurar essas coisas.

Cada um dos ícones na barra, o workspaces, o aplications, o calendário, até o ícone de volume e toda a tray, são coisas separadas, que você pode remover, já que tem um ícone da lixeira ao lado deles, ou que você pode adicionar, com o botão de adicionar applets. Também podemos rearranjar os elementos, então se quiser que o calendário fique na direita, na esquerda ou na dock inferior, é possível.

Algumas outras imagens mostram um nível de customização semelhante ao KDE, permitindo usar os painéis da vertical, usar uma versão reduzida, no GitHub ainda temos opções para os painéis serem flutuantes, terem configurações para opacidade, e mais! Para quem gosta de customizar, será um prato cheio.

Tivemos uma prévia também do painel no modo claro e mais algumas telas de configuração do sistema, mostrando como é a sessão de wallpapers do novo COSMIC e os recursos que ela deverá ter.

Outro assunto interessante é sobre suporte a HDR, algo que deve fazer parte do COSMIC no futuro, mesmo que seja experimentalmente, se isso acontecer, será a primeira interface na história do Linux a oferecer esse recurso para os usuários, se ninguém mais fizer primeiro.

Agora me diz aí nos comentários, o que você achou do KDE querendo não ser mais o Windows e do COSMIC querendo ser um pouco do KDE! Se você que ficar por dentro das últimas novidades do mundo da tecnologia e do Linux, acompanhe a sessão de notícias do nosso fórum e assine a nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!