Para quem está na internet há um tempo, já conhece a empresa Californiana Cloudflare (São Francisco/EUA) que disponibiliza seu DNS para contornar problemas rotas e alguns outros problemas relacionados com a navegação na internet. Na quarta-feira (1), foram lançados mais dois DNS para ajudar as pessoas na internet.

O anúncio foi feito pelo CEO e Cofundador da empresa, Matthew Prince, em post oficial no blog da empresa. Ele comenta que há dois anos, anunciaram o DNS 1.1.1.1, visando a privacidade, rapidez e que fosse gratuito. Hoje processa mais de 200 bilhões de solicitações no DNS por dia, sendo o segundo do mercado ficando atrás somente do DNS do Google.

Segundo a Cloudflare, teve uma demanda para que fossem implementadas camadas de proteção em redes domésticas, para a proteção contra malwares e sites adultos para o controle dos pais. Com isso, foi lançado o 1.1.1.1 for Families.

hKerMxdO6a tcR7DmrX6whNJaYM6hi S3ec4t5ntFzRqEef0Q LZFOQFUzFB7Mj JKiuQVe5VbRsjCr3LvmYHlRD1zhDM9YaTls4P C aIJFDDc 0yaL36BgtwdIvIOTeP3HKfB4

Os dois tipos do DNS: 1.1.1.2 (sem Malware) e 1.1.1.3 (sem Malware ou conteúdo adulto)

eBnCYWrqcXy9uy4 xVJKVcXEDLTeWiX Vix1 oDSx5 fTox2RiKFcuCcZns9OR2U17FlmKH

O funcionamento é da seguinte forma: O DNS 1.1.1.1 continua como a forma padrão para a resolução rápida e direta dos endereços na internet (função básica do DNS, resolução de endereços).

Já para quem quiser focar em segurança, vai usar o DNS 1.1.1.2, que faz a filtragem de sites que contenham ameaças ou Malwares.

Se você já preferir adicionar sites adultos na filtragem, junto com os Malwares, o DNS é o 1.1.1.3.

Então, para facilitar a escolha do nosso eleitor, vou por a tabelinha dos dns de como devem ser configurados:

VPN5Ga2SYJ1tU2PUZp5UGunlO8hCiHAasYcUbKl8ADYL e9rEz5i8LOmhx8LBKw VWfb1Ei1IYZy9 OUiynfwrfrSj49Cw9O1E9VwbqG4yelewcfbb73VJFwoCQXOOTHpCpFOyQ0

Se você precisar de alguma ajuda para configurar o dns no seu sistema operacional (Linux, Windows e macOS), o pessoal do Cloudflare disponibiliza um tutorial (em inglês) de como fazer. Para ver o anúncio oficial, você pode acessá-lo aqui.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste