Carteira de Trabalho brasileira, enfim entra no Século 21

Carteira de Trabalho brasileira, enfim entra no Século 21

O mundo está cada vez mais conectado e atrelado a “nuvem” (cloud), fornecendo facilidades e serviços para o nosso dia a dia, agora chegando também a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).    

A partir desta terça (24), o Governo Federal publicou a Portaria Nº1.065, com as regras para a emissão da Carteira de Trabalho Digital, que terá equiparidade com a “velha” Carteira de Trabalho de papel, que ainda será válida.  

Todos os brasileiros e estrangeiros cadastrados como Pessoa Física (que tenham o CPF), vão poder ter acesso a Carteira de Trabalho Digital. Para isso solicitar a sua, você pode acessar esse link e se cadastrar para ter acesso a sua Carteira de Trabalho Digital.

BvqeTFEVg4olI7Va KCbXNbjSyOMQS1sZYlwPmbrgRWTEYiGNP2PM83RqOKbM23u

Segundo a norma, você não vai mais precisar apresentar a CTPS ao empregador, bastando informar o seu CPF e o processo de registro será feito de forma digital. As anotações feitas pelo empregador na Carteira de Trabalho Digital equivalem às previstas na CLT. Para as empresas que já usam o sistema de escrituração digital do eSocial, basta pedir o número do CPF do trabalhador, que já equivaleria à apresentação da CTPS. A CTPS em meio físico (aquela azulzinha) ainda continua valendo normalmente, para casos em que o empregador não for obrigado a usar o eSocial.  

Assim trazendo facilidade tanto para o empregado quanto para o empregador, diminuindo a burocracia envolvida na hora da contratação.   

Para baixar a Carteira de Trabalho Digital, você tem versões para Android ou iOS.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.  

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Os 5 maiores destaques do Android 6 Marshmallow
Continue lendo

Os 5 maiores destaques do Android 6 Marshmallow

Ah! Então era disso que se tratava o "M" que foi muito divulgado, "M" de "Marshmallow", tudo bem, por essa eu não esperava, jurava que ia ser M&Ms, mas tudo bem... agora que nome foi definido nos resta conhecer o que há de novidades no novo Android, confira.