NotíciasVídeo

Backdoor no Linux, openSUSE Slowroll, SteamOS 3.5, novo Regata OS

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Hoje você entenderá o caso do backdoor no Linux introduzido num programa premiado, saberá sobre a saída de um importante nome da Microsoft, um novo tablet com Linux, a polêmica da Unity e mais!

Panos Panay deixa Microsoft

Panos Panay, um grande nome na Microsoft, líder do setor do Windows, anunciou sua saída depois de 19 anos de empresa.

Um dos seus últimos grandes feitos foi liderar o desenvolvimento e a apresentação do Windows 11 ao público.

Já existe um substituto para o seu cargo: o Yusuf Mehdi, que até então era vice-presidente corporativo de “vida moderna, pesquisa e dispositivos”, seja lá o que significa vida moderna nesse caso.

Backdoor no Linux

Não é sempre que ouvimos casos de malwares no Linux desktop, mas infelizmente nessa semana tivemos um caso do tipo. O time do Free Download Manager veio a público comunicar que foram informados pelo Kaspersky Lab, que ouve um incidente de segurança deles em 2020.

Uma página específica do site deles foi comprometida por um grupo hacker, que se aproveitou disso para distribuir software malicioso. 

Apesar disso, apenas uma parte pequena dos usuários do aplicativo foi potencialmente atingida: especificamente quem baixou o Free Download Manager pelo site deles entre 2020 e 2022. Eles estimam que menos de 0.1% dos visitantes possam ter encontrado esse problema.

Se você baixou o FDM nesse período pelo site deles, é importante fazer um scan por malware no seu computador, e trocar as senhas dos seus serviços por precaução.

LMDE 6 Beta

Há algumas semanas, a gente falou aqui no Diolinux Labs que o LMDE 6 sairia neste mês. Para quem não sabe, LMDE significa Linux Mint Debian Edition, e caso não tenha ficado claro pelo nome, é uma versão do Linux Mint que, em vez de utilizar Ubuntu como base, utiliza diretamente o Debian.

Ela foi criada como uma prova de conceito para ver se o Linux Mint conseguiria sobreviver num mundo sem a Canonical. Apesar da edição baseada em Ubuntu seguir existindo normalmente, a versão Debian também continua firme e forte. Inclusive, a versão 6 está cada vez mais próxima do lançamento, já que o beta acabou de ser liberado.

Agora baseada no Debian 12, a última versão estável lançada, traz basicamente todas as novidades do Linux Mint 21.2: interface Cinnamon 5.8, suporte a gestos de touchpad, melhorias na loja e mais!

Purism Librem 11

Está interessado em comprar um tablet, mas gostaria que ele rodasse Linux? A Purism talvez possa resolver o seu problema, já que ela acabou de anunciar o Librem 11, um tablet de 11 polegadas com o sistema PureOS e PureBoot.

O tablet vem com um teclado e uma caneta, traz o processador Intel Celeron N5100, 8GB de RAM e 1TB de armazenamento.

A tela de 11 polegadas é AMOLED, com resolução de 2560×1600 a 60 hertz. A caneta que vem com o tablet tem 4096 pontos de pressão, o que é ótimo para quem quer fazer ilustração. Tudo isso pode ser seu por 999 dólares. 

OpenSUSE Slowroll

O OpenSUSE anunciou uma nova distribuição: o Slowroll. Essa é uma versão baseada no Tumbleweed, com atualizações mais lentas, geralmente a cada 1 ou 2 meses.

Pra quem curte o Tumbleweed mas não quer uma distribuição tão bleeding edge, essa pode ser uma ótima opção.

Regata OS

Outra distro que tá com novidades é a brasileira Regata OS, que chegou na versão 23.0.15. Essa é apenas uma atualização pra versão 23 Honeycomb, e não uma grande atualização completa. Mas ainda assim, traz novidades bacanas:

O KDE Plasma agora está na versão 5.27.8, e o kernel Linux é o 6.5, com suporte para novos hardwares, além de novas tecnologias, como o driver AMD P-State.

Se você já utiliza o Regata OS, pode simplesmente abrir o Regata OS Update e atualizar o seu sistema.

SteamOS 3.5

Mais uma distro que está chegando com atualizações é o SteamOS, o sistema Linux da Valve baseado em Arch Linux. A nova versão 3.5 está em estágio de preview, prometendo ser uma das maiores desde o lançamento do Steam Deck.

Entre algumas das novidades, agora é possível fazer ajustes de cor na tela, como saturação e temperatura, de maneira nativa, já que até então os usuários precisavam instalar um plugin de terceiro para isso.

Você ainda pode utilizar HDR em telas externas compatíveis e a taxa de atualização variável, conhecida como VRR, também.

Pelo próprio sistema você consegue saber exatamente quanto de espaço está sendo utilizado para shaders, o que ajuda demais principalmente para quem tem a versão de 64GB, que lota o espaço muito mais rápido.

Ainda não existe uma data para o lançamento estável da versão 3.5, mas com tanta novidade assim, esperamos que seja em breve.

Nova política de preços da Unity

Temos uma grande treta no mundo dos jogos: A Unity, uma grande engine de jogos, anunciou uma mudança na maneira de cobrar pelo uso das suas ferramentas, e aparentemente não tem um único desenvolvedor sequer feliz com isso.

O grande problema é que a Unity quer cobrar por instalação do jogo. O que significa que se um único usuário instalar o mesmo jogo já comprado 5 vezes, o desenvolvedor teria que pagar 5 vezes a taxa. Isso abre margem para muitos problemas: pessoas com múltiplos computadores, chaves cedidas para sorteios e caridade, cópias piratas, e é claro, pessoas mal intencionadas.

Algumas desenvolvedoras, como por exemplo a Massive Monster, responsável pela febre Cult of The Lamb, anunciou que precisaria remover seu jogo da loja assim que essa mudança fosse efetivada, já que não seria mais viável.

A Unity soltou uma declaração falando que está ouvindo as pessoas frustradas, e estão planejando alterações na política. Mas até o momento, não sabemos o que será alterado. Aguardaremos.

Jogo em promoção da semana

Mas se você não quer saber de polêmica, mas sim de promoção, o jogo Prince of Persia Sands of Time está com 80% de desconto no Steam, custando 6 reais.

Esse é um dos jogos mais icônicos da franquia, sobre uma lenda contada nas areias da antiga Pérsia, um tempo de sangue, governado pela falsidade. Através dos poderes das trevas de uma adaga mágica, o jovem príncipe precisa libertar do mal, o belo reino.

Esse jogo roda no Linux através do Proton, a camada de compatibilidade da Valve, com ranking ouro no ProtonDB.

Se você quiser receber mais notícias do que acontece no mundo da tecnologia e do open source, inscreva-se na nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!