Notícias

Autodesk junta-se à “The Linux Foundation”

Uma grande empresa de software começa a dar passos firmes dentro do mundo open source, trata-se da Autodesk que agora é o mais novo membro corporativo da Fundação Linux.

A “The Linux Foundation” anunciou a sua nova parceria com a Autodesk, uma empresa muito popular e renomada no mundo do software, especialmente por ser responsável pelo software AutoCAD.

Guy Martin é o diretor de estratégias open source da empresa e ele concedeu uma pequena entrevista para a Fundação Linux com a finalidade de explicar em quais campos a empresa pretende agir e porque da parceria com a fundação.

Martin explica que a mudança para a nuvem que é o padrão atual dos softwares e até mesmo empresas que estão há muitas décadas trabalhando com software para desktop precisam aceitar isso.

Guy Martin comenta que “se pensarmos em computação em nuvem precisamos pensar em Linux e na estratégia open source”, e precisamente, ingressar no mundo da Cloud Computing sem contar com o Linux é o mesmo que perder uma corrida antes da largada, por isso muitos dos projetos da Autodesk serão open source daqui por diante.

Veja também: Trabalhando com CAD no Linux

Você encontra uma imensa lista deste no GitHub da empresa. Respondendo a uma dúvida que obviamente iria surgir, Martin comenta sobre a vinda dos programas da Autodesk para o Desktop Linux, ele afirma que não é responsável por essa área mas que adoraria que isso acontecesse e ressaltou um problema velho e conhecido, “A diretoria da Autodesk da muita importância hoje em dia a base instalada”, o que traduzindo quer dizer que eles produzem para o publico que já tem e conquistar novos clientes é importante, mas não mais do que manter os que já existem.

Com a vinda dos softwares da Autodesk para a nuvem é concebível que no futuro tenhamos uma versão para Linux, ou que pelo menos seja acessível em qualquer plataforma através de assinaturas, algo semelhante ao que a Adobe faz com a sua Creative Suite. 

Uma das coisas que me chamou a atenção na entrevista de Martin foi ele colocar a importância da migração para a nuvem com a capacidade de processamento de dados em Big Data, projetos de cidades inteiras no AutoCAD poderiam ser feitos desta forma através de um simples navegador.

Boas novas não? 2016 começou com tudo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!