NotíciasAMDSistemas operacionais

AMD lança driver linux para sensores em notebooks com o CPU Ryzen

Usuários de laptops equipados com os processadores AMD Ryzen finalmente poderão utilizar funcionalidades relacionadas a sensores como giroscópio e acelerômetro no Linux.  

Já tem bastante tempo desde que a comunidade começou a questionar a AMD sobre o funcionamento de sensores como giroscópio e acelerômetro em dispositivos móveis equipados com os processadores AMD Ryzen. Para obter tal compatibilidade seria necessária a criação de um driver para o Sensor Fusion Hub, que deveria ser incluído no Kernel Linux, assim possibilitando o funcionamento correto de tais sensores.  

Ainda em 2018 a AMD se pronunciou sobre o assunto, e afirmou que estava trabalhando em um driver, que deveria ficar pronto até a segunda metade de 2019. Apesar do atraso, eis que na segunda semana de janeiro deste ano (2020) a AMD finalmente libera o driver, que foi chamado de “amd-sfh-hid”, e proporcionará uma total compatibilidade entre o Sensor Fusion Hub e o Kernel Linux, assim fazendo com que os sensores destes dispositivos passem a funcionar de forma nativa em potencialmente qualquer distro Linux.  

Os sensores “Sensor Fusion Hub” são equivalentes aos “Intel Sensor Hub”, quem já são suportados pelo Kernel Linux desde o seu lançamento, quando o Kernel Linux ainda estava na versão 4.9. Agora usuários da AMD finalmente poderão tirar proveito dessa funcionalidade de forma nativa em qualquer distribuição Linux.  

Todavia, as quase 2500 linhas de código do driver que foram recebidas pela equipe de desenvolvimento do Kernel Linux precisarão de um tempo para serem completamente integradas ao Kernel, sendo que é perfeitamente possível que este processo já tenha sido totalmente finalizado na versão 5.6 do Linux.  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!   

Fonte: Phoronix  

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!