Acesse os arquivos das distros Linux instaladas no WSL diretamente pelo Windows Explorer

wsl-windows-explorer

Na última quarta-feira (08/04/2020) a Microsoft liberou para insiders a versão de testes 19603 do Windows 10. Uma das novidades mais interessantes trazidas nessa build é a possibilidade de acessar o sistema de arquivos do WSL (Windows Subsystem for Linux) diretamente através do gerenciador de arquivos do Windows.

Acesse os arquivos do Linux no WSL diretamente pelo Windows Explorer

O acesso aos arquivos das distribuições Linux instaladas através do WSL já era possível desde a versão 1903 do Windows 10, porém não da forma simples e intuitiva como está sendo implementada no momento.

wsl-on-filemanager-windows-10-01

Este novo recurso fará com que um novo item chamado “Linux” fique disponível na barra lateral do Windows Explorer. Ao acessar esse item será exibido um diretório contendo pastas com os nomes de todas as distribuições Linux atualmente instaladas no WSL. Ao abrir a pasta referente a cada distro você terá total acesso aos arquivos daquele sistema, podendo modificá-lo da maneira que você desejar diretamente do Windows Explorer.

wsl-on-filemanager-windows-10-02

Essa nova versão de testes do Windows 10 também traz algumas outras novidades interessantes, como: 

  • A correção de um bug que vêm causando incompatibilidade com algumas versões do anti-cheat BattlEye;
  • Solucionado o problema que vinha causando incompatibilidade de alguns modelos de webcam com vídeochamadas no Microsoft Teams (sobre o qual falamos recentemente neste e neste artigos);
  • E a nova News Bar (barra de notícias), que exibirá notícias vindas de cerca de 4500 fontes em formatos de Stories, destaques, etc.

A versão Beta da nova News Bar já está disponível para todos os usuários diretamente na Microsoft Store.

Conclusão

O novo recurso que está sendo disponibilizado para o WSL será certamente bastante útil, e tornará o acesso a tais arquivos muito mais fácil e ágil.

É importante ressaltar que diferente de o que algumas pessoas estão dizendo internet afora, as informações divulgadas até o momento em que este artigo está sendo escrito não indicam que este novo recurso irá conceder acesso aos arquivos de distribuições Linux instaladas em dual boot. O que foi divulgado é que a nova funcionalidade permitirá acesso apenas às distros instaladas dentro do próprio Windows 10 através do WSL.

Você utiliza o Windows 10 e o WSL? O que acha sobre essa nova funcionalidade? Conte mais nos comentários abaixo!

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus!

Fonte: ZDnet

Isso é tudo pessoal! 😉


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste