Mycroft é o assistente pessoal para sua casa que roda Ubuntu

Mycroft é o assistente pessoal para sua casa que roda Ubuntu

Um novo projeto que teve início do KickStarter trará para a sua casa um novo assistente pessoal que permitira que você controle todos os dispositivos inteligentes da sua casa por comandos de voz.

Mycroft: Powered by Ubuntu

Quando eu escrevi no post “5 motivos para o Ubuntu ser tão popular” o primeiro item da lista era que “o Ubuntu está em toda a parte”, e a cada dia mais isso se confirma. A nova empreitada do sistema da Canonical consiste em abastecer o Mycroft, um concorrente ao Amazon Eco.

Apple e Google trouxeram até o nosso convívio diário os assistentes de voz pessoais, Siri e Google Now fazem parte do dia a dia de muitas pessoas e não podemos esquecer também da Cortana, a assistente do Windows Phone. Com a evolução da tecnologia os comandos por voz tendem a ficar ainda mais populares podendo ser utilizados dentro de casa para fazer tarefas rotineiras como ligar a televisão, abrir a cortina, navegar por conteúdos nas SmartTVs, etc.

A Amazon com o “Amazon Echo” é a primeira empresa a começar a investir neste segmento que ainda não tem dono, “a internet das coisas”, mas que já traz o Ubuntu como principal software para mover esta tecnologia, o “Echo” começou apenas como um orador inteligente, mas aos poucos vem se tornando peça importante e integral da estratégia da Amazon no segmento das “coisas inteligentes”, entretanto, agora temos o Mycroft, um concorrente para a Amazon que roda o Ubuntu Snappy.

Tyab4p brRa4wWva3gqL9M bRWP7qNNJgl Doetx YFEjm7CXhNJeILoqG G2O MOVjYcAh85P swCLNeGJIeNoynFuPOGTODgvEZwK 6CiY96UTSDmRlEiPGMpPDGgn jZ7 cnA
1FMrRSftnc1d8ISNRqFqkgWiPuKd 2yFSpRiXEQtwfoFNNmcDf9 yubodl2LC2AuCYKhGKl9qRyZXmqQMcneu9yGRgdsUkna r1mkgfrMvEt9JjkAq276yv8g nd9unR9iKXD3PJ

 

Mycroft utiliza muita tecnologia open source, começando pelo Raspberry Pi 2 que é o núcleo de todo o dispositivo, um computador muito pequeno com ARM Cortex-A7 quad-core com 1GB de memória RAM. O Software utilizado para gerir toda a sua casa será o Ubuntu Snappy – saiba mais sobre essa versão do Ubuntu clicando aqui – veja a apresentação do projeto no vídeo abaixo:

O mais interessante é que o Mycroft ja conseguiu bater a sua meta de arrecadação do KickStarter e agora está em produção. A Canonical vem dando vários exemplos de que o Ubuntu está pronto para ser o sistema da Internet das coisas, quer mais uns exemplos?

Que tal a geladeira movida à Ubuntu? Ou quem sabe o primeiro Drone com aplicativos do mundo movido à Ubuntu? A empresa tema té mesmo à venda pequenas “Orange Box” com Ubuntu Snappy em um Raspberry Pi, confira aqui.

Outra empresa que embarcou junto com a Canonical e o Ubuntu para a revolução da chamada “Internet das coisas” foi a Intel, saiba mais clicando aqui.

Agora que você já conhece melhor o Mycroft, diz aí, você gostaria de interagir com a sua casa dessa forma?


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste