NotíciasOpen sourceSoftwares

Libre Office conquista o Governo Italiano

O Ministério Italiano de Defesa de Sistemas da Informação acaba de adotar o Libre Office como suíte oficial, desta forma cerca de 150 mil máquinas mudarão do Microsoft Office para o Libre Office.

Computadores governamentais deverão utilizar o Libre Office

Na cidade de Roma a associação LibreItalia, um grupo sem fins lucrativos que se dedica a divulgar o Libre Office confirmou junto ao governo italiano que as máquinas utilizadas em órgãos públicos passarão a usar o Libre Office em detrimento ao Microsoft Office.

Na imagem acima você vê Sonia Montegiove, presidente do grupo LibreItalia, no momento da assinatura do tratado entre o governo e a entidade que encarregar-se de fazer a migração de plataforma e dar o treinamento necessário para a adotação do Libre Office.

Além de aderir à suíte aberta o governo Italiano ainda declarou que o padrão oficial de documentos do país será o ODF, ou Open Document Format, algo muito interessante que a manutenção de documentos para posteridade, falei mais sobre isso neste vídeo aqui.

Na migração o Ministério da Defesa também vai desenvolver um conteúdo educacional para uma série de cursos para formação em Libre Office totalmente on-line que serão liberados sob a licença Creative Commons CC0, para que todos os interessados possam aderir também.

O processo de migração começará em Outubro de 2015 e terminará apenas no final do ano que vem, em 2016.

O assunto nem foi comentado mas nós sabemos o quanto esse tipo de atitude faz com que os cofres públicos respirem mais aliviados sem falar que não jogar o dinheiro público na mão de uma empresa privada dessa forma é algo no mínimo honroso, como falamos no último DioCast, enquanto alguns países levam à sério o open source em órgãos governamentais no Brasil só a Caixa Econômica Federal pretende gastar mais de 100 milhões em software proprietário…

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!