Ubuntu 21.04 beta liberado, o que mudou?

Ubuntu 21.04 beta liberado, o que mudou?

Utilizado por vários usuários de Linux, o Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux bastante famoso, não apenas em servidores, mas também para uso em desktop.

Recentemente, a Canonical disponibilizou a beta da próxima versão de seu sistema operacional, o Ubuntu 21.04 com o codinome “Hirsute Hippo” que contém inúmeras melhorias e pode se tornar o seu próximo sistema.

Prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre as novidades da nova versão do Ubuntu.

GNOME 3.38 e aplicativos atualizados

Faz alguns meses que eu escrevi um artigo falando sobre o fato do Ubuntu 21.04 não trazer o GNOME 40 e ao observarmos a tela “sobre”, vemos que o sistema está embarcado com o GNOME 3.38.

image 7

Embora a interface esteja nesta versão, vários aplicativos embutidos na interface GNOME estão em sua versão 40, como, por exemplo, o monitor do sistema, GNOME caracteres, GNOME discos, entre outras.

Entre os softwares que temos certeza que não serão atualizados, temos o Nautilus, Evince, GNOME To-Do e GNOME Software.

Wayland por padrão (de novo)

Como dito em um post de fevereiro sobre algumas das coisas que sabíamos sobre o Ubuntu 21.04, a equipe está trazendo o Wayland por padrão nesta versão, porém, diferente do lançamento da versão 17.10 do sistema, essa mudança veio para ficar.

Durante os testes na minha máquina de trabalho que contém uma RX550 2GB, o sistema não apresentou nenhum problema durante o uso do Wayland que me fizesse voltar ao Xorg, caso você utilize NVIDIA, ao menos por enquanto é recomendado utilizar a sessão do Xorg por conta dos drivers proprietários.

Dark mode no shell do Ubuntu

Até a versão 20.10, a interface do Ubuntu trazia o tema shell claro como padrão e embora ele não seja ruim, ficava um tanto quanto estranho, já que eu seu tema “Standard”, o Yaru traz alguns elementos em tons escuros.

Para a versão 21.04 do sistema, a equipe está definindo o tema do shell Yaru-dark como o padrão, deixando a interface um pouco mais coesa para os usuários.

image 6

Melhorias na área de trabalho ativa

Uma das coisas que não funcionavam de forma satisfatória no Ubuntu após a migração do Unity para o GNOME era a área de trabalho ativa (já que o GNOME a desativou por padrão), porém, isso está prestes a mudar. 

A Canonical até desenvolveu uma extensão para possuir uma área de trabalho ativa, mas essa extensão além de não conter muitas funções, possui algumas limitações.

Para resolver isso, a nova versão do Ubuntu trará por padrão a extensão Desktop Icons NG (DING), um fork de sua extensão original, que atualmente é utilizada no Manjaro e no Pop!_OS.

image 5

Um novo wallpaper

Como aguardado em todos os lançamentos do Ubuntu, temos um novo wallpaper para a versão 21.04 “Hirsute Hippo” (Hipopótamo peludo, em português).

image 4

Download do Ubuntu 21.04 beta

Caso você esteja ansioso para testar a nova versão do Ubuntu, a imagem beta já está disponível para download através do site oficial. Lembre-se de que se trata de uma versão beta e que algumas coisas podem estar instáveis.

Você utiliza o Ubuntu? O que achou das mudanças para a nova versão? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
O sucesso do Linux em ambiente corporativo
Continue lendo

O sucesso do Linux em ambiente corporativo [Vídeo]

O Linux está por traz de boa parte da tecnologia que as pessoas usam atualmente, muitas pessoas ainda não sabem disso mas é de fato, muito curioso ver o quanto as grandes empresas depositam sua confiança e seus serviços em servidores Linux, vamos ver agora uma breve entrevista com Mike Woster, da Linux Foundation.