Linux Mint: O quanto é difícil fazer um site novo para o sistema usando WordPress?

novo site do linux mint
Linux mint Website

Uma das coisas mais divertidas de quem gosta de computadores e tecnologia é reimaginar o mundo ao seu redor, e com essas ferramentas, criar.

O site atual do Linux Mint, um das melhores distribuições Linux para desktop, tornou-se um “meme” na comunidade Linux por sua aparência defasada, com mais de uma década sem grandes modificações.

Site do Linux em 2008
O site do Linux Mint é basicamente o mesmo desde 2008, segundo o Web Archive.

Ainda que o site em si seja funcional para os propósitos dos projetos, não podemos deixar de imaginar como poderia ser a aparência da página de “venda” de uma das distros mais icônicas dos últimos anos, especialmente no Brasil.

Um desafio para plataformas abertas – WordPress

Se usar a imaginação e a criatividade já é divertido, fazer isso com os amigos é ainda melhor.

Com a comunidade pinguim, que não deixou de dar palpites, há cerca de uma semana nós criamos em uma live em nosso canal na Twitch, um site para o Linux Mint com alguns padrões visuais que acreditamos que seriam bem-vindos para demonstrar as melhores qualidades do sistema, dando as boas-vindas aos novos usuários, quem sabe, de forma melhor que o site atual.

Esse projeto só foi possível graças aos nossos amigos da Hostinger, que forneceram um servidor VPS para a brincadeira, com suporte para a plataforma open source WordPress.

Criação do “novo” site do Linux Mint

Todo o processo de criação, em meio ao bate-papo da live, levou cerca de três horas. Dentro desse período, criamos a “Home Page” do projeto e também uma “página de Downloads”, tentando seguir padrões estéticos atualizados.

O resultado dessa brincadeira você confere no vídeo abaixo:

Uma brincadeira que pode virar negócio

Apesar do projeto realizado ser extremamente simples, considerando uma série de outros ajustes que são necessários em um site profissional que use WordPress, como é o caso do blog Diolinux inclusive, é possível perceber o poder que a combinação de uma boa hospedagem e WordPress possuem. 

Mesmo sendo possível fazer ajustes finos com programação, é notável a qualidade das páginas e sites que é possível fazer usando apenas o CMS, sem digitar uma linha de comando ou código sequer.

Trabalhar criando sites usando o WordPress é o negócio de muitos freelancers e agências, que criam páginas para instituições, páginas para eventos, entre outras coisas.

Caso você esteja interessado em trabalhar com WordPress, não deixe de conferir os serviços de hospedagem da Hostinger, use o cupom DIOLINUX para receber um desconto antes de começar a criar o seu site memorável!

Por que uma página “bonita” é importante?

Humanos, naturalmente, não gostam de mudanças. De forma geral o nosso bem-estar está ligado diretamente a capacidade de “prever o futuro”. Ainda que eu não me refira a presságios no sentido literal, é notável o quando evitamos mudanças, incluindo em nossos sites.

Os motivos podem ser empilhados sem cerimônia: “É muito trabalhoso”, “levaria muito tempo”, “não mudaria nada”, e o clássico “eu gosto como está”.

É muito fácil se convencer de que algo ruim é bom, somente para não precisar agir sobre o assunto, encarando o problema e enfrentando a dura estrada que leva à mudança. 

Colocando de forma simples, um site com visual atrativo irá agradar a maior parte das pessoas. Existem pessoas que tolerarão visuais mais defasados, ou não tão bem planejados, mas até essas não verão problema em um ‘design’ bem feito, naturalmente.

Alguns podem levantar a questão de que os sites atualmente estão muito semelhantes entre si, deixando de lado algo que lhes gere identidade de alguma forma, porém, não só a identidade pode ser obtida a partir de uma série de fatores (cores, formas, etc.), como ser “diferente”, não significa ser defasado.

O visual de um site é importante para que o usuário consiga encontrar rapidamente o que busca e para que sua estadia no site seja confortável, despertando sentimentos de identificação, e especialmente mostrando as qualidades que “este” produto ou serviço possui. Isto é especialmente importante quando se está “vendendo” alguma coisa, mesmo que seja uma simples ideia.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
PureOS resgata o conceito de convergência entre desktop e mobile
Continue lendo

PureOS resgata o conceito de convergência entre desktop e mobile

Um sistema convergente é cobiçado por várias empresas, ter diversos dispositivos e apenas um sistema, seria um novo passo na forma de como usamos os computadores. Há quem diga que os smartphones vão “matar” os desktops e laptops, entretanto ao que tudo indica o mesmo sistema operacional rodará em ambos, e investidas de empresas como Microsoft, Samsung, Canonical e Google, são exemplos deste possível futuro.