COSMIC, uma nova forma de usar o Pop!_OS!

COSMIC, uma nova forma de usar o Pop!_OS!

Desenvolvido pela System76, o Pop!_OS é um sistema operacional espetacular. Trazendo o ambiente gráfico GNOME e implementando várias funcionalidades com base em pesquisa e no feedback dos usuários, ele é um das distribuições mais queridas entre criadores de conteúdo.

O lançamento ousado do GNOME 40 trouxe uma repaginada completa no visual, fazendo a equipe da System76 tirar sua carta especial da manga: para a versão 21.04 do sistema, teremos a implementação do COSMIC.

Do que ele se trata? Ainda não sabe? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Pop!_OS.

COSMIC?

O termo COSMIC é um acrônimo para Computer Operating System Main Interface Components (Componentes da interface principal do sistema operacional do computador, em tradução livre).

Em uma entrevista para o Blog Diolinux, o CEO da System76 Carl Richell respondeu durante a pergunta “O que 2021 reserva para o Pop!_OS? Quais são as features planejadas?” que mais detalhes estariam por vir.

Caso você ainda não tenha visto a entrevista, basta acessar o artigo e conferir na íntegra!

O que é o COSMIC?

O COSMIC é uma solução refinada que irá tornar a experiência de usuário no Pop!_OS mais poderosa, eficiente e fácil de usar através da personalização, segundo palavras da própria System76.

Os designs utilizados estão sendo desenvolvidos através de testes e feedbacks que os usuários enviam desde o lançamento da versão 20.04 do sistema e estão sendo refinados cada vez mais durante os testes do sistema.

Gradualmente a equipe está finalizando os novos designs e liberando mais informações sobre as funções e outras mudanças que eles irão realizar no sistema

Principais mudanças no Pop!_OS

Esse novo recurso não trará apenas mudanças visuais para o sistema, mas também afetará (esperamos que de forma positiva) todo o workflow. Irei separar em alguns pequenos tópicos as mudanças que irão ocorrer, vale lembrar que várias outras funções podem estar a caminho.

Aplicativos e espaços de trabalho

No GNOME, temos a guia de atividades, onde podemos acessar os espaços de trabalho virtuais e a dock lateral, onde temos acesso à grade de aplicativos e aos aplicativos favoritos. A nova versão do Pop!_OS separou essas duas funções.

image

Essa mudança proporciona menos distrações visuais para os usuários, já que durante os testes, a equipe descobriu que mesmo os usuários mais experientes no GNOME perdiam um certo tempo na tela de atividades.

image 1

Outra mudança que pode ser facilmente notada pelos usuários, é que o menu “Aplicativos” ganhou um fundo totalmente opaco, que permite aos usuários encontrar mais facilmente o aplicativo desejado.

image 2

Mudança do comportamento na tecla super

A tecla “super” que também é conhecida como “tecla do Windows” irá mudar seu comportamento, e ao invés de abrir o painel de atividades, irá abrir o launcher do Pop!_OS. A novidade foi introduzida após perceberem que vários usuários apenas apertavam a tecla super e começavam a pesquisar por uma aplicação para ser lançada. 

Além dessa função em específico, o Pop Launcher permite pesquisas na internet, alternar entre aplicativos e realizar cálculos matemáticos.

Uma dock para o sistema!

Durante algumas entrevistas com usuários do Pop!_OS, a equipe da System76 descobriu que 56% dos entrevistados utilizavam uma extensão de dock. Pensando nisso, o COSMIC trará uma dock para o sistema.

image 3

Baseada na Ubuntu Dock, a nova dock do Pop!_OS é altamente customizável através do painel de configurações (sim, você não leu errado). Os usuários poderão trocar sua altura, tamanho, posição da tela e muito mais!

Mais opções de configuração

Como visto no print acima, existem mais algumas opções de configurações na aba de aparência graças ao COSMIC, que irão permitir ao usuário ter o controle total sobre a interface.

Nosso redator e revisor Edson C Silva, recentemente realizou uma live na Twitch explorando o Pop!_OS 21.04. Caso você esteja curioso sobre o que está por vir, recomendo dar uma conferida nesse VOD.

Um novo fluxo de trabalho 

A System76 sempre apoiou a ideia do usuário ter propriedade sobre suas ferramentas de trabalho. Pensando nisso, o COSMIC irá oferecer mais controle sobre seu uso do computador, tanto para  fluxos de trabalho baseados no mouse quanto em teclado.

Baseado em mouse

O fluxo de trabalho baseado no mouse, visa uma experiência de uso mais confortável e familiar, trazendo os botões da dock, teclas de maximizar e minimizar janela, hot corners, ideal para migrar ao Pop!_OS sem ter que trocar seus hábitos.

Baseado no teclado

O fluxo de trabalho baseado no teclado, permite aos usuários ter uma experiência mais eficiente e livre de distrações. Raramente será necessário utilizar a dock e o auto-tiling será o seu melhor amigo, em conjunto com os atalhos e o Pop Launcher.

Uma nova data de lançamento

Para que o COSMIC esteja funcionando perfeitamente na versão 21.04 do sistema, a equipe da System76 adiou o lançamento desta versão para o mês de junho. 

Você utiliza o Pop!_OS? O que achou do COSMIC? Deixe sua impressão para a gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Book Manager, sua biblioteca particular
Continue lendo

Book Manager, sua biblioteca particular

Já se deparou com aquela bagunça, sem antes ter devidamente catalogado seus livros e agora encontra-se perdido? Ou gostaria de ser mais organizado e ter uma mini biblioteca particular em sua casa? O software “Book Manager” tem essa proposta.
life is strange 2
Continue lendo

Life is Strange 2 é lançado nativamente para Linux

Anunciamos aqui em 2018 que Life Is Strange 2 estaria chegando de forma nativa para Linux, e esse dia finalmente chegou. No dia 19 de novembro, a Feral Interactive anunciou que seu porte de Life Is Strange 2 está disponível para Linux e MacOS.