Conheça um pouco melhor o SteamOS – A grande novidade da Valve

Conheça um pouco melhor o SteamOS - A grande novidade da Valve

Mal foi lançado e já é notícia em todos os sites e blogs da Internet

Raras vezes se vê um assunto publicado por literalmente todo mundo, quando isso acontece normalmente eu costumo deixar de lado, fazer um citaçãozinha no Facebook e não postar nada no blog, afinal você já deve ter lido de tudo sobre o assunto.

Mas eu realmente tenho um ponto de vista sobre o assunto que não vi em nenhum lugar sobre o SteamOS e este é o motivo deste post.

O que é o SteamOS

Caso você esteja desinformado sobre o assunto, o SteamOS é uma nova plataforma que está sendo disponibilizada e desenvolvida pela Valve como sistema operativo para a sua televisão com integração com o Steam instalado no seu computador com uma série de possibilidades como jogar games diretamente na TV, fazer Streaming dos seus gameplays, ouvir música e ver filmes, etc, muitos recursos deverão ser implementados com o tempo.

SteamOS

O sistema é baseado em Linux, e por conta da aliança da Valve com a Canonical a base será o Ubuntu, na prática o sistema funciona de uma maneira parecida com a Big Picture, que é um função do cliente Steam quando fica em modo tela cheia.

Onde se encaixa o SteamOS

O SteamOS é gratuito para usuários, tudo indica que funcionará em computadores também ( ninguém sabe exatamente como ainda ) e pode ser licenciado gratuitamente para empresas também, porém, o meu maior palpite é que ele caia como uma luva no Steam Box.

SteamOS

Mas que raios é o Steam Box?

O Steam Box é o projeto da Valve para criar um console de video game para concorrer com o PlayStation e o Xbox ( Wii U?) no mercado, ele precisa de um sistema operacional e tudo indica que o SteamOS deverá ser o software que vai dar vida à ele.

Por ser Linux, o SteamOS pode ser adaptado para rodar em dispositivos diferentes como televisores, PC’s e portáteis ( além de um console ).

No que isso pode afetar o mercado e a comunidade Linux?

Lançar o sistema operacional é apenas um passo, mais uma maneira de faturar, mas acredito que o grande passo se dá quando o sistema for embarcado em um console, onde o Steam Box tem tudo para  de largada já assumir o terceiro posto como o console mais vendido e com muita probabilidade de crescimento.

Do ponto de vista da comunidade Linux a Valve apostar tanto no Pinguim mostra a real possibilidade de Linux rodar games High-End prova muita coisa, significa tão e somente que o Linux não tem ( por enquanto ) games do tipo AAA por conta dos desenvolvedores e se mostra uma plataforma estável e segura a ponto de ser usada no SteamOS e também no PlayStation 3, que roda uma versão modificada do FreeBSD.

O projeto ainda está no início mas se tudo der certo, e tem tudo para dar, nós usuários Linux, especialmente Ubuntu e derivados, teremos muito à ganhar!

Site do SteamOS


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
3 distribuições Linux que geram muitas expectativas em 2015
Continue lendo

3 distribuições Linux que geram muitas expectativas em 2015

O ano está só começando e muitas novidades devem surgir conforme os meses forem passando, mesmo assim tem certas coisas que temos certeza que sairão, como uma nova versão do Ubuntu por exemplo, mas existem alguns projetos que despertam a minha curiosidade e eu gostaria de compartilhar isso com vocês, vamos conhecê-los?
Slax - Um Linux para carregar no bolso com menos de 300MB!
Continue lendo

Slax – Um Linux para carregar no bolso com menos de 300MB!

Os sistemas baseados em Linux podem ser bem versáteis e podem ser utilizados de diversas formas diferentes. Possivelmente você já ouviu falar que um sistema Linux pode operar "milagres" em uma máquina com mais do que alguns anos, e de fato, dada a maleabilidade das interfaces, é exatamente isso que pode ocorrer. Hoje você vai conhecer uma distro focada em ser tão portátil e leve quanto possível, sem renunciar a um visual agradável, o Slax.
Compreendendo o Tempo de vida das versões do Ubuntu
Continue lendo

Compreendendo o Tempo de vida das versões do Ubuntu

O Ubuntu é uma distro muito importante no cenário de servidores e desktops e seu tempo de suporte, além de influenciar na escolha pelo usuário de qual versão utilizar, também influencia diretamente nas distros que são flavors ou versões derivadas do sistema da Canonical.