GNOMELinux MintNotíciasSistemas operacionais

Linux Mint 19.3 já tem data e codinome revelados

Em mais um report mensal o líder do projeto Mint, Clement Lefebvre, fez alguns comentários sobre o projeto e também sobre a “batalha” entre o GNOME vs Trolls de patentes.    

Ele começou comentando sobre essa “batalha” entre o GNOME vs Trolls de patentes, falando que o projeto do Mint está em “ombros de gigantes”, o Ubuntu e o GNOME sendo mencionados. Falou ainda que se o Ubuntu “acabasse” ou qualquer coisa do tipo, o Mint seria a versão LMDE (Linux Mint Debian Edition), mas sem o GNOME, muitas ferramentas do Mint não seriam possíveis, como por exemplo: Xapp. Xed, Xplayer, Xreader, Pix, Xviewer que dependem de bibliotecas do GNOME. Para ver a nota completa, você pode acessar ela aqui.   

Agora comentando sobre as novidades que virão na versão 19.3, algumas coisas foram apresentadas, como o formato da data, o XAppStatusIcon, o novo logotipo, o codinome da versão e data de lançamento.  

No formato da data, agora nesta versão, tanto no Cinnamon quanto no MATE, o sistema seguirá o código de idiomas LC_TIME, sendo possível a configuração em “Configurações de Idioma”.  

Já os ícones do Linux Mint serão mais nítidos em todas as interfaces gráficas, Cinnamon/XFCE/MATE. A API XAppStatusIcon está concluída e terá suporte também para a tecnologia HiDPI.   Outra novidade é referente ao logo e ao splash screens para o GRUB e quando o sistemas está inicializando.

RMsnRBJUL1DnRzvvThjZjrSsNCWxIy6wW3KH5zNzscPCYIbymQSRCZoDybxjUsn9XAuujxQkZkPfRAsxcvbsmQfexuKXIxwt0F0G6yQ5yl4j5PX6ChLN PjUDGHTQGmwlElbL3V
plymouth

Alguns apps foram substituídos, como o Xplayer e o VLC pelo Celluloid 0.17.

l732LHvywKOQwxxhzgh0gMojgabNywdzOyRhxDETta6hE L4L8H2rjcrJYWuEYB3xAiQzQcomtg0C g

O Tomboy será substituído pelo Gnote 3.34, mantendo o ícone que fica na barra. O Gnote terá as mesmas funcionalidades do Tomboy, mas com tecnologias mais modernas e também a compatibilidade com o HiDPI.  

Na versão do Linux Mint com XFCE, terá o update da interface gráfica para a versão 4.14 já baseado no GTK3 e suporte inicial ao HIDPI.

Para ter uma compatibilidade com os hardwares mais modernos, o Mint 19.3 usará o conjunto HWE, assim trazendo o Kernel 5.0 e o Xorg 1.20.  

Por fim, foi anunciado o codinome da versão 19.3, que será “Tricia”. O lançamento deve acontecer antes do Natal. Eu chuto que será na véspera do feriado.    

Essa versão promete, principalmente na parte de “perfumaria”, pois é isso que atrai usuários novos, vide o caso do Deepin. Creio também que esse update no Kernel e no Xorg, vai facilitar a vida de quem usa hardwares mais novos, o que é muito bom. Perguntamos também sobre o suporte para os laptops híbridos (Intel+NVIDIA), foi informado para nós, que já tinha integração ao optimus, mas como a equipe não tinha nenhum equipamento com essa configuração, eles não deram a devida atenção, mas que agora vão começar a implementar as novidades da NVIDIA. Tomara, será bem interessante em testar essas novidades no Mint 😊😁.  

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum. Espero você até a próxima, um forte abraço.  


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos