Como usar o GNOME Shell Vanilla no Ubuntu 18.04 LTS

Como usar o GNOME Shell Vanilla no Ubuntu 18.04 LTS

O GNOME Shell do Ubuntu 18.04 LTS funciona de forma diferente do GNOME “puro”, por assim dizer. O que fez muitas pessoas que gostavam de usar o Ubuntu GNOME, versão que foi descontinuada, torcessem um pouco o nariz para as modificações da Canonical. Mas para você que não gosta do visual e funcionalidade padrão do GNOME no Ubuntu, este tutorial vai ensinar você a instalar uma sessão com o GNOME Vanilla para a sua utilização.

Ao habilitar a sessão padrão do GNOME Shell no Ubuntu 18.04 LTS você deixará de lado o tema padrão do Ubuntu (Ambiance, Radiance, Ubuntu mono Dark e Ubuntu mono Light), deixará de lado também a extensão Ubuntu Dock e a Ubuntu Appindicators, a Área de trabalho também deixará de ser ativa por padrão e outra coisa que você perceberá é que o GNOME padrão possui apenas o botão de “Fechar” nas janelas.

Para habilitar a sessão GNOME Vanilla no Ubuntu você deve rodar este comando no terminal:

sudo apt install gnome-session

Ao fazer a instalação você deve reiniciar o computador (encerrar a sessão não funcionou para mim), ao voltar da reinicialização, na tela de login clique no ícone da engrenagem e selecione a opção GNOME (que vai rodar com Wayland) ou “GNOME on Xorg”, conforme você desejar, depois basta digitar a sua senha e se logar no sistema. 

GNOME Shell Vanilla no Ubuntu 18.04 LTS

Caso você tenha algum problema com o tema de ícones Adwaita do GNOME pode ser que tenha um pacote esteja faltando, neste caso:

sudo apt install adwaita-icon-theme-full

Caso você queira voltar ao Ubuntu “normal” basta voltar até a tela de login e selecionar “Ubuntu” novamente.

Se você quiser ir um pouco além de simplesmente mudar a sessão e instalar mais pacotes de software padrão do GNOME, este comando vai instalar o GNOME Maps, Gnome Metereologia, Polari, GNOME Documents, Gnome Fotos e o Gnome Música:

sudo apt install gnome-maps gnome-weather polari gnome-documents gnome-photos gnome-music

Aproveite a nova experiência!

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste