A Microsoft vêm trabalhando em inovação para sua empresa há um bom tempo, oferecendo serviços voltados cada vez mais independentes de seu sistema operacional que podem ser aproveitados no macOS, Android, iOS e até mesmo o Linux.

A companhia de Redmond já percebeu que o futuro se encontra na nuvem, oferecendo serviços simples como acesso à sua suíte office e até mesmo a capacidade de rodar títulos pesados através de um navegador de internet.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a mais nova parceria entre ela e a Epic Games que permitirá a diversas pessoas jogar um dos títulos battle royale mais conhecidos do mundo diretamente de sua distribuição Linux favorita.

Fortnite no Linux, powered by xCloud

O serviço de streaming de jogos da Microsoft alcançou diversas pessoas ao redor do mundo, por permitir que até mesmo computadores relativamente fracos como Chromebooks pudessem se tornar máquinas voltadas a jogos.

Este é um mercado tão interessante que a Epic Games, criadora do Fortnite concordou em entrar na onda, disponibilizando seu título mais famoso para a plataforma de streaming da Microsoft, totalmente de graça.

Aliás, este é um ponto que eu deveria ter citado um pouco mais cedo, embora o Xbox Cloud Gaming tenha um valor mensal para disponibilizar o acesso a seus títulos, o Fortnite pode ser acessado de forma gratuita, sem nenhum limite de horas diárias. 

image 8

Um navegador, um joystick e muita diversão…

Se você deseja jogar Fortnite no Linux através do Xbox Cloud Gaming, o processo é relativamente fácil, visto que você precisa apenas de acessar a página do jogo no serviço de streaming e clicar em reproduzir.

Uma pequena limitação no momento é que o uso de um joystick de videogame é obrigatório para você conseguir jogar.

image 12

Esta limitação pode ser um empecilho para pessoas que não possuem um joystick compatível com o serviço da Microsoft ou que simplesmente não estão acostumadas a jogar um título deste estilo no controle (meu caso).

Tirando este fato, você poderá curtir o Fortnite no Linux por boas horas sem nenhum tipo de problema, inclusive, pode jogar o título de seu smartphone Android ou iOS, sem a necessidade de um controle.

image 11

Minha experiência jogando Fortnite no Linux

Uma coisa que me agradou foi o fato de eu conseguir conectar minha conta antiga ao jogo, evitando a necessidade da criação de uma conta nova no Fortnite apenas para uso no Xbox Cloud Gaming.

Após conectar minha conta, eu joguei algumas partidas para relatar minha experiência e antes de tudo, vale dizer que eu não estou habituado a jogar no controle, algo que possui uma influência direta em grande parte do que eu possa dizer.

image 7

Fora isso, a experiência foi bem agradável, porém, devido a minha conexão de internet, senti algumas instabilidades no jogo, com pequenos travamentos e em alguns momentos, uma qualidade meio baixa.

Outro ponto que fiquei curioso é se a Epic Games está trabalhando em formas de balanceamento para que jogadores que utilizem o streaming não caiam com jogadores de PC, devido a “desvantagem” de utilizar joystick e até mesmo, a latência e travamentos, problemas estes que são menores no jogo devidamente instalado em um hardware.

image 6

Mas se você deseja jogar Fortnite no Linux, enquanto a Epic Games não muda de ideia para liberar seu título para o Proton, esta é uma das melhores formas de usufruir do título na plataforma do pinguim.

Se você deseja jogar algum outro título competitivo, temos um artigo falando sobre 7 jogos que possuem o estilo FPS/battle royale que rodam de forma nativa no Linux.

Até o próximo artigo pinguim!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Onde comprar jogos para Linux com desconto?
Continue lendo

Onde comprar jogos para Linux com desconto?

Montar sua biblioteca de jogos pode ser uma tarefa cara, com os valores atuais de diversos jogos, mas no artigo de hoje, você irá conhecer alguns lugares para comprar jogos para Linux com desconto.