Sabemos que nos últimos meses, a instalação de jogos no Linux vem ficando cada vez mais fácil, o famoso “next, next, next and finish”, assim atraindo cada vez mais pessoas para o mundo do pinguim. Um dos responsáveis por isso é o Lutris, que tende a automatizar esse processo.
Um outro que vem ajudando e muito na divulgação do Linux, é o Jason Evangelho da Forbes, que em meados do 2º semestre de 2018 começou a sua jornada de migração do Windows 10 para o Linux, primeiro com Mint e Ubuntu, e nos dias atuais está testando as mais diversas distros.
E naqueles “crossovers” que todos esperam, como Vingadores vs X-Men, eis que na tarde desta Quinta-Feira (7), que Jason pergunta ao pessoal do Lutris quando que eles iriam criar uma versão Snap e/ou Flatpak do seu aplicativo, visto que o mesmo e o site oficial tiveram uma repaginada, a resposta do pessoal do Lutris foi bem animadora:
Outro que entrou na “brincadeira” foi Alan Pope, gerente da comunidade Ubuntu nos serviços de engenharia para a Canonical e um dos líderes doo LoCo Team do Reino Unido, falando que já tinha uma versão em Snap do Lutris, mas que precisaria de alguns “polimentos”.
É muito animador saber que o pessoal do Lutris vem pensando em colocar o seu app em formatos de empacotamentos cross-plataform, assim eliminando a necessidade de terminal para adicionar repositórios, chaves de autenticação e afins. Isso agrada, e muito, os novatos que chegam ao Linux, que só querem baixar o app, instalar o game e jogar.
Comente aí o que você achou dessa novidade, que pode vir já na versão 0.5.1.
Espero você no próximo post, forte abraço.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.