Um novo visual pro VLC!

Um novo visual pro VLC!

O VLC é um player de mídia bastante popular no mundo inteiro, por ser uma alternativa gratuita e multiplataforma que já está disponível para download há quase 20 anos. 

Após tanto tempo no mercado, a equipe decidiu que é hora de mudar o visual, que já está um pouco antiquado para os padrões atuais e está planejando um redesign completo para comemorar a versão 4.0 do software.

Vamos falar um pouco sobre essa mudança que está prevista para chegar ainda neste ano para alegrar os usuários que esperam um visual mais moderno, que combine com os sistemas mais recentes.

O que é o projeto VLC

Criado em 1996 como um projeto acadêmico por estudantes da École Centrale Paris, o VLC ou “Video Lan Client” é um dos mais competentes reprodutores de mídia disponíveis de forma gratuita no mercado, mas não se resume somente a isso, já que o software possui várias funções.

Disponível sobre a licença GPL, ele contém várias bibliotecas de codificação e decodificação gratuitas incluídas, para que o usuário não precise ter o trabalho de instalar codecs extras em seu sistema operacional.

Ele pode ser baixado em seu site oficial, com instaladores para Windows, Linux e Mac OS, além de conter versões na Play Store, App Store (iOS) e Windows Store (para computadores com Windows 10).

Uma repaginada no visual nunca é demais

Mesmo sendo um dos melhores aplicativos de reprodução de mídia disponível no mercado, a interface do VLC ainda não reflete toda a modernidade e atualidade que temos em sistemas como Windows 10, versões mais recentes do Mac OS ou distribuições Linux.

001 VLC atual

Há dois anos, o criador do software e atual presidente da VideoLAN Jean-Baptiste Kempf prometeu uma grande atualização na interface do VLC 4.0, introduzindo um visual minimalista, com transparências e tons mais escuros.

002 VLC novo

O que mudou por enquanto?

As versões Nightly do software já estão disponíveis para download e com base no atual estágio de desenvolvimento, é possível dizer que as mudanças vão bem além do design, trazendo também melhorias nas funções disponíveis.

Nova janela de reprodução

Com novos ícones e um visual mais limpo, a janela de reprodução de vídeos ficou bastante agradável e intuitiva. Também é possível separar os controles da mídia da janela de reprodução.

003 reproducao
004 rep separado

Melhorias na navegação

A interface de navegação de conteúdo também foi alterada e agora exibe miniaturas ao invés de uma lista com o nome dos arquivos, deixando o visual mais atraente e prático, já que será possível ter uma pequena ideia de qual vídeo será exibido.

005 busca

A versão 4.0 do VLC deve ser lançada ainda esse ano. Você utiliza ou já utilizou o VLC? O que achou do novo design? Diga para gente nos comentários e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
PDFelement - Uma ótima solução para manipular PDF no Android
Continue lendo

PDFelement – Uma ótima solução para manipular PDF no Android

Atualmente é muito comum encontrar pessoas que trabalham diretamente pelo Smartphone, o nível dos aplicativos e recursos disponíveis é muito alto, inclusive no ramo de escritório. Além de editores de texto, planilhas, apresentações, etc, os editores de PDF são igualmente importantes e hoje você vai conhecer o PDFelement.