Aplicativos

Retrospectiva 2020: os 5 apps mais interessantes que eu conheci neste ano

Embora 2020 tenha sido um ano um tanto quanto tumultuado, não podemos dizer que foi ao todo ruim, não é? Ao longo do ano, nas vidas de cada um de nós, certamente aconteceram coisas positivas. 

O valor das “pequenas coisas”

Muitas vezes essas coisas boas são “pequenos” acontecimentos, fatos que podem até ter passado despercebidos, mas, se você parar para refletir, ao menos por um momento, aquele acontecimento te trouxe alguma alegria.

Esses pequenos fatos podem ser um vídeo que você assistiu, um game que você jogou, ou até mesmo um app que acabou de conhecer.

Foi com isso em mente que decidi compartilhar com vocês os cinco aplicativos mais interessantes para Android ou Linux no desktop que eu conheci em 2020. Quem sabe assim, você também possa conhecê-los e tirar proveito dessas excelentes ferramentas. Compartilhe comigo quais novos apps vocês conheceram neste ano que se encerra. 😁

01. Authy: o valor da autenticação em dois fatores

Provavelmente não é a primeira vez que você vê esse nome surgir em artigos aqui no blog Diolinux. Eu mesmo, já falei sobre o Authy quando fiz uma lista com vários apps de Android que você deveria conhecer.

authy-desktop
Versão do Authy para desktop Linux.

Embora o Authy não tenha sido criado em 2020, foi apenas nesse ano que eu conheci de fato a importância de se utilizar autenticação em dois fatores nas minhas contas internet afora.

Após ter tomado a decisão de utilizar este tipo de recurso para proteger os meus dados online, foi conversando com o Raul – um dos membros da nossa equipe – que descobri o Authy e o quão prático e seguro ele pode ser.

Apesar de algumas pessoas não saberem, o Authy não está disponível exclusivamente para dispositivos móveis, sendo que também possui versões para MacOS, Windows e Linux.

02. CoreCtrl: controle avançado sobre GPU’s AMD no Linux

O CoreCtrl é um software capaz de realizar um gerenciamento avançado dos recursos da sua placa de vídeo da AMD sem a necessidade de rodar um comando sequer.

corectrl-app-apps

Embora essa seja a primeira vez que o CoreCtrl aparece em uma lista aqui no blog, o que não faltou esse ano foi conteúdo sobre esse software. 

Após tê-lo conhecido e testado, produzi uma série de três artigos nos quais falei sobre o que é o software e para que ele serve, mostrei como configurá-lo para poder usufruir de todos os recursos que o software pode proporcionar e por fim fiz um tutorial explicando tela a tela como utilizar o programa.

03. GNOME Network Displays (Tela Via Rede)

O GNOME Network Displays, que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos como “GNOME Tela Via Rede” é um software que permite a você transferir a imagem da tela do seu computador via WI-FI.

Conforme pode ser visto no vídeo acima, este aplicativo foi um dos escolhidos para a primeira edição do Diolinux App Showcase e não foi à toa.

Funcionando de forma semelhante aos recursos nativos que estão presentes no Deepin ou até mesmo no Windows 10, o GNOME Network Displays possibilita a transmissão da sua tela em tempo real para dispositivos como: projetores, smart TVs, Chromecast ou quaisquer outros aparelhos que possuam compatibilidade com este tipo de serviço.

04. Blanket: diversos ambientes em apenas um app

Quem não gosta de “curtir uma preguiça”, ou quem sabe até trabalhar com aquele barulhinho de chuva ao fundo? Ou quem sabe apreciando o som de uma lareira, ou até uma noite de verão. O Blanket proporciona isso à você.

blanket

O Blanket é um app que oferece vários tipos de efeitos sonoros diferentes para que você possa deixar o seu ambiente de trabalho ou descanso o mais agradável possível, seja para relaxar ou ser mais produtivo.

Dentre os efeitos disponíveis no Blanket estão: chuva, tempestade, vento, noite de verão, cafeteria, lareira ou você pode até mesmo adicionar o seu próprio som de ambiente personalizado.

Aquela chuvinha agradável pode até ter parado, mas isso não significa que o som também irá acabar.

05. Hello Talk: Aprender idiomas não precisa ser caro e tedioso

O Hello Talk é mais um app que eu estou voltando a trazer aqui no blog, dado a sua qualidade e pelo fato de ter sido de fato um dos melhores apps que eu conheci em 2020. Se você, assim como eu, gosta de aprender novos idiomas, mas está cansado dos métodos tradicionais, não deixe essa dica passar!

hello-talk-app

O Hello Talk é um app exclusivo para dispositivos móveis Android e iOS. Através dele você pode se conectar com falantes nativos do idioma que você está aprendendo e que também estão estudando o seu idioma nativo. Bom demais, não é?

Através do app é possível, de forma gratuita, publicar e responder perguntas relacionadas aos idiomas que você fala e aprende, realizar chamadas de voz, conversas por texto, além de diversas outras funcionalidades que tornam o aprendizado mais descontraído e eficaz.

É importante deixar claro que o Hello Talk não deve ser utilizado como o único método de aprendizado, mas sim, como uma excelente forma de reforçar o seu aprendizado.

Compartilhe o que é bom!

Agora é a sua vez de passar adiante aquela sensação bacana de quando você conheceu um app novo que, embora talvez você ainda nem soubesse, era tudo o que você precisava. 

Quais foram os melhores apps que você conheceu em 2020, e por quê? Conte para a gente nos comentários abaixo, e vamos compartilhar o que é bom!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!