AndroidAplicativos

5 apps para android que você deveria conhecer

Este é o tipo de artigo que acredito que todos criadores de conteúdo deveriam fazer de tempos em tempos. Certamente, vocês que estão lendo este artigo agora, conhecem vários apps que seriam muito úteis para mim e para outras pessoas, dos quais eu nunca ouvi falar.

Infelizmente nem tudo o que é bom é super popular, e, é justamente por isso, que estou escrevendo este artigo hoje. Os aplicativos dos quais irei falar aqui não são exatamente desconhecidos, são utilizados por muitas pessoas, porém, muitas pessoas que poderiam tirar um bom proveito de tais apps sequer ouviram falar dos mesmos.

Os apps desta lista não são necessariamente os que eu mais utilizo, até porque do meu ponto de vista não faria muito sentido divulgar os aplicativos do YouTube, Spotify e Netflix por exemplo. “Todo mundo” já os conhece.

1. Authy – segurança vêm primeiro

Para começar, nada melhor do que falarmos sobre segurança. Já faz bastante tempo desde que simplesmente criar uma senha forte já não é mais o suficiente para manter o acesso a uma conta completamente seguro. Infelizmente, muitos mequetrefes de plantão já encontraram maneiras para burlar estas formas de proteção mais “primárias” e mesmo contas protegidas por senhas complexas são foram hackeadas internet afora.

Foi para solucionar este problema que foi criada a autenticação em dois fatores (2FA).

Existem algumas formas diferentes de se utilizar um serviço de autenticação em dois fatores, e um dos mais seguros é certamente fazer uso de aplicativos como o Authy.

authy-app

No Authy você consegue unir em um só lugar os códigos de autenticação em dois fatores de muitas das suas contas de usuário. Excluindo alguns sites/serviços em específico que possuem o seu próprio método de 2FA, como por exemplo a Steam, contas de vários sites como Instagram, Twitter, Discord, Diolinux Plus e muitos outros podem ser protegidas utilizando a 2FA através de apenas um app: O Authy.

Para alguns o Authy pode parecer uma sugestão óbvia, mas a verdade é que não é! Muitas pessoas ainda sequer sabem o que é autenticação em dois fatores. Um bom exemplo disso é que no nosso fórum, que é sobre Linux e tecnologias relacionadas, e a grande maioria dos usuários não possui esta funcionalidade ativada nas suas contas.

O Authy é gratuíto e está disponível para Android, iOS, MacOS, Windows e Linux (em versão Snap).

2. Calls Blacklist – paz e tranquilidade

Sabe aquela pessoa irritante que não para de te ligar e não fala nada? Ou aquela operadora sem noção que todos os dias liga para oferecer promoções ruins pelas quais você não tem o menor interesse? Seus problemas acabaram!

Se tratando de chamadas e SMS, o Calls Blacklist é um app gratuito que bloqueia basicamente tudo o que você quiser. Através dele você tem a opção de bloquear números específicos, não identificados, ou até mesmo bloquear 100% de todas as chamadas e SMS recebidos por quanto tempo quiser.

calls-blacklist

Além disso, o app também oferece a opção de criar uma “whitelist”. Neste caso, você receberá chamadas e SMS apenas dos números presentes nesta lista. Por fim, temos aquele que é o meu modo preferido: permitir chamadas apenas dos números presentes na sua lista de contatos.

Você também pode optar por receber ou não uma notificação toda vez que “receber” uma ligação de um número bloqueado.

O Calls Blacklist está disponível para Android.

3. KDE Connect – mais do que apenas um app

O KDE Connect integra o seu smartphone a um computador na mesma rede WiFi, assim oferecendo um vasto número de funcionalidades como por exemplo:

  • Controle do mouse e do teclado;
  • Receber notificações do celular no computador;
  • Receber notificações do computador no celular;
  • Rodar comandos personalizados no terminal da sua distro Linux com apenas um toque na tela do seu smartphone;
  • Enviar e receber arquivos entre ambos os dispositivos;
  • Controle multimídia de vídeos e músicas sendo reproduzidos no seu computador, e mais.
kde-connect

Outra funcionalidade do KDE Connect que eu acho simplesmente sensacional é: caso você receba uma chamada no seu celular enquanto ouve uma música no seu computador, o software automaticamente diminui o nível de volume da música durante a chamada, voltando a aumentar após a chamada ter sido encerrada.

Tudo o que você precisa fazer é instalar o KDE Connect no seu Android e na sua distro Linux, e aproveitar todas as funcionalidades oferecidas por este app completamente gratuito.

Usuários do GNOME ainda podem desfrutar de todas estas vantagens utilizando o GSConnect.

4. Duolingo – learn something new

Se você gosta ou precisa aprender um novo idioma e ainda não conhece o Duolingo: em que caverna você vive? 

De uma forma eficaz e descontraída, o Duolingo oferece gratuitamente um vasto número de exercícios que são um excelente auxílio na fantástica e árdua jornada que é aprender um novo idioma. Eu já utilizo o app há vários anos, e posso dizer que foi de grande ajuda no meu aprendizado de Inglês. E continua sendo uma “mão na roda” na minha mais recente jornada no para aprender a língua russa.

duolingo-app

É importante deixar claro que, por mais que o Duolingo seja uma excelente ferramenta, ele sozinho não é o suficiente para que você possa aprender um novo idioma do zero. Todavia, a fórmula leve, prática e altamente interativa que o app utiliza para transmitir conhecimento é sensacional e é de grande ajuda.

O Duolingo é gratuito, e também possui um plano premium que eu realmente nunca senti necessidade de testar, dada a completitude da sua versão free. O aplicativo está disponível para Android, iOS e também pode ser utilizado no seu computador direto do navegador.

5. Diolinux Plus – é tipo um app 😅

-Como assim foi lançado um aplicativo do Diolinux Plus e ninguém me disse nada?

Bom, não é exatamente um aplicativo próprio do DPlus, mas é como se fosse. 😅

Ao acessar o Diolinux Plus através do Google Chrome no seu smartphone Android, clicando no menu localizado no canto superior direito da tela e depois em “Adicionar à tela inicial”, será criado um ícone na grade de aplicativos e também na tela inicial do seu dispositivo, exatamente como se fosse um app.

app-dplus

Ao abrir este app não serão exibidos menus, barras de endereço e quaisquer outras coisas que compõem o layout visual do Google Chrome mobile. Apenas a tela do Diolinux Plus será exibida como se fosse um aplicativo nativo.

Apesar de ser uma questão de gosto pessoal, eu acho bem mais prático e satisfatório acessar o fórum dessa maneira. Faça o teste, e conte para a gente o que você achou.

Agora é a sua vez!

Para mim, descobrir um app novo traz uma sensação parecida de quando eu conheço uma banda nova. Algo do tipo: “-como eu não conheci isso antes?

Então conte-nos quais apps você utiliza, gosta muito, e gostaria que muito mais pessoas conhecessem também.

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!