Redshift – Ajuste a temperatura da cor da sua tela automaticamente

Redshift - Ajuste a temperatura da cor da sua tela automaticamente

O Redshift é um aplicativo que corrige a temperatura da cores do seu monitor de acordo com a luminosidade do dia para evitar que você fique com dor nos olhos ao utilizar o computador durante várias horas, especialmente à noite.

Eu passo muitas horas do meu dia em frente a um computador e este é uma daqueles programas que me fazem pensar: “Por que eu não conheci ele antes?”

O Redshift permite que a coloração da tela seja ajustada de acordo com o horário do dia e a sua localização, isso faz com que não somente o brilho da tela seja ajustado automaticamente, mas também o tom das cores sejam mais ou menos vibrantes em determinados horários, as mudanças são muito suaves e à primeira vista pode não parecer, mas vai por mim, faz um diferença tremenda!

Ele só não é recomendável para pessoas que trabalham com artes gráficas e dependem de uma calibração específica de cor nos monitores para trabalhar com design, mas até eles, em determinados momentos poderão utiliza-lo, uma vez que ligar e desligar o Redshift é muito simples.

Download e utilização

O Redshift está disponível no GitHub e além da versão para Linux, ele também possui uma versão, ainda em testes, para o Windows. O programa se encontra nos repositórios das principais distribuições Linux.

Redshift na Central de Programas do Ubuntu

Procure na Central de Aplicativos do seu sistema e você vai achá-lo facilmente, no Ubuntu e Linux Mint, para quem prefere fazer as coisas pelo terminal, basta rodar o seguinte comando:

sudo apt-get install redshift redshift-gtk

A utilização é muito simples, depois de instalado, da forma que você achou melhor, você vai encontrar o aplicativo no menu do seu sistema. Digite “Redshift” e abra o programa, a partir de então ele estará na área de indicadores do seu sistema, ficando fácil manipulá-lo por lá.

Redshift Indicator

O Redshift cria automaticamente uma entrada nos aplicativos de sessão, assim ele iniciará junto com o sistema sem maiores problemas, você pode habilitá-lo e desabilitá-lo pelo ícone, suspender por um tempo determinado, fazer com que ele inicie automaticamente, assim ele vai se ajustar de acordo com o horário do dia, sendo que à noite e onde a sua ação é mais notável. Existe também uma opção com informações para você ver qual a temperatura de cor ele está utilizando no momento e uma opção para fechar a aplicação.

Aproveite! Seus olhos agradecem! 🙂

Até a próxima! 


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Laptops Linux com Coreboot começam a ser distribuídos pela System76
Continue lendo

Laptops Linux com Coreboot começam a ser distribuídos pela System76

O Coreboot, anteriormente conhecido como LinuxBIOS, é um projeto que começou em meados de 1999 no Laboratório Nacional de Los Alamos, Novo México. Visando ser uma alternativa livre aos firmwares proprietários (BIOS ou UEFI) disponíveis na maioria dos computadores. Gigantes como o Google, já deram algum tipo de apoio no projeto ao longo destes anos. Curiosamente os Chromebooks também executam a firmware livre.